Gestão - Alimentos & Negócios

domingo, 7 de março de 2010

CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO COM FOCO EM RESULTADOS























Por Maria Inês Felippe
Inovação e criatividade são essenciais para o continuo desenvolvimento e competitividade de uma nação. Coisas boas acontecem quando o pensamento inovador começa, ele poderá ajudar na criar novos produtos, melhoria nos processos, novas tecnologias tornando a empresa mais competitiva .

O investimento em criação, novas tecnologias favorece não somente a pesquisas de idéias, através da internet, mas também contribui para que a empresa torne-se mais produtiva. Mesmo diante de situações de crises, onde nem sempre disponibilizamos de dinheiro para investir, temos que buscar várias idéias mesmo com recursos limitados, sempre pensando: de que maneira poderei melhorar esta atividade? De que forma poderei contribuir com maior impacto na rentabilidade , qualidade dos produtos, segurança do trabalhador, satisfação do cliente, obviamente sem ferir a ética? Como poderei contribuir para uma sociedade melhor? Como poderei aumentar a minha renda?
Nem sempre utilizamos todo o nosso potencial, embora percebemos que há muitas idéias criativas implementadas e apresentando resultados de uma forma geral. Estimular e investir no pensamento criativo e inovador, é retorno garantido.

O processo criativo exige mente aberta, receptiva ao novo, equilíbrio entre as emoções, pois nem sempre negócio combina com emoção, seguida da lógica.

Quando falamos em criatividade e inovação com foco em resultado, o pensamento lógico não poderá vir à frente, temos que inicialmente deixar a mente livre para buscar idéias, intuir, usarmos do pensamento divergente, expandir e depois colocar a lógica em ação, através do pensamento convergente, buscando resultados qualitativos e quantitativos.

Percebo a criatividade como algo que é novo, útil, tanto para o criador, quanto para a sociedade, tratando-se de um processo que possui começo meio e fim. Há o processo de criação, com a mente aberta, que necessita da imaginação, mas temos que colocar em prática o que imaginamos passando pelo crivo da lógica entre outros o mercado consumidor.

O processo criativo exige trabalho duro, disciplina, porém suas idéias também surgem quando sua mente está brincando, ociosa, quando está curioso, inquieto, por vezes incomodado.Se você for uma pessoa curiosa, idéias vão bater as suas porta, pois vai perceber lacunas, necessidades, costumes e que certamente favorecerá a geração de idéias.


Hoje a inovação está mais centrada à gestão de negócio, onde há constantemente melhorias no que já existe, e por vezes percebemos baixa originalidade, porém o pensamento criativo servirá como base tanto para um processo de inovação quanto originalidade.

O pensamento criativo é a fundamentação sobre a qual você constrói uma idéia inovadora ou original.

Exercitar este pensamento é simples. Pense sempre nas perguntas e busque respostas.

Se em não fizesse estas atividades desta forma, de que outra forma faria?
Como poderei dinamizar as minhas atividades sem comprometer a qualidade?
Como poderei agregar valor as atividades que executo?
Com o poderei agregar valos ao negócio da empresa?
Que outros produtos ou serviços poderá criar a partir do que já existe?
Que outros produtos ou serviços pode criar para preencher uma necessidade específica de uma população? Lembre-se dos curiosos!
Muitas vezes é preciso criar várias respostas para cada pergunta. Faça um grande Braisntorming, é da quantidade que sai a qualidade, e lembre-se não é preciso uma grande idéia e sim uma idéia de grande resultado. Nunca foi tão fácil criar como hoje. As necessidades, informações são inúmeras e o mercado consumidor é vasto.

O processo criativo, em alguns casos, é solitário, partindo de observações, sentimentos, inquietudes, mas que para ser colocado em prática é necessário compartilhar, este é em alguns casos um grande entrave. As pessoas nem sempre compartilham suas idéias por medo de serem furtadas, correndo o risco de morrerem na gaveta, ficando assim somente na geração de idéias deixando de lado o colocar em prática.

Na fase embrionária da idéia, por vezes é aconselhável que seja solitária, mas temos que buscar parceiros, para viabilizar a idéia. Poderei citar um exemplo: Prêmio APARH-Revista Vencer de Criatividade nas empresas.

Ao assumir a Vice Presidência de Criatividade e Inovação da APARH desenhei várias atividades entre elas o prêmio.Conversando com Celso Estrela( Diretor do prêmio) e um forte colaborador nas minhas atividades, ele também havia pensado e ficou entusiasmado, sendo assim, partimos para desenhar o projeto, pesquisando mercado, definindo critérios, conversando com pessoas, formatamos o regulamento. Vendemos a idéia para Paulo Xavier, Presidente da APARH, que agregou informações e agora o que fazer? Fomos buscar parceiros, adeptos, vamos vender a idéia , conversamos com Mauricio Cita que agregou idéias, surgindo assim à parceira com a revista Vencer. Assim como vários outros apoiadores, gerando idéias e viabilizando o projeto, a cada dia vão surgindo idéias e ajustes em torno de um único objetivo “ incentivar a criatividade nas empresas” através do prêmio.

Observe o processo, fase embrionária, pesquisa, venda, busca de parceiros, geração de idéias, concretização de idéias e já estamos colhendo resultados, recebendo cases valiosos. Ocorrerão críticas, desinteresses , desincentivo, sem dúvidas.

Sempre que lançamos uma idéia estamos sujeitos a críticas, reprovações, e ás vezes o rótulo de “ maluquice,” mas saiba que ela poderá ter grande valor, vá enfrente, pois o processo criativo é um ato de coragem.

Entenda o processo

Motivação - tenha um objetivo e trace desafios

Preparação - defina metas, desconsidere formas e caminho, levante informações.

Incubação - confine-se, deixe o inconsciente trabalhar.

Iluminação - registre a idéia

Elaboração - plano de ação, avaliação.

Ação - atacar, fogo.

Avaliar - quantitativo e qualitativo

A inovação é desafio, sempre foi e sempre será, porque é um passo para o desconhecido, é uma aceitação do ambíguo, algo que somente pessoas corajosas fazem. Ser criativo é escolher não ser medroso, e é isso que fazemos nas empresas. Incentivamos a coragem a romper modelos mentais pessoais e da organização, pois consideramos que eles são naturalmente modelos em evolução. Podemos perceber que os modelos mentais tornam-se limitados por conhecimento técnico, experiências prévias, similares e pela forma como o ser humano percebe e processa as informações, favorecendo ou não a criAção.

A inovação é um processo que usamos para focar nossa criatividade e o pensamento criativo. É fruto de um processo de educação que vai desde os ensinamentos no lar, nas escolas e no ambiente de trabalho que nos tornam prisioneiros ou livre.

A educação para o pensamento criativo é primeiro passo essencial para a melhora do nível de inovação, que acontece nas empresas. Trata-se de uma forte arma estratégica de sobrevivência na selva da competição.

O ambiente de trabalho é muito importante. Incentivo à criação individuais e coletivas, processos abertos de comunicação , cuidados com a qualidade de vida do cliente interno e externo, como também as políticas de recursos humanos adotada, são fatores importantes, sendo assim a cultura corporativa que encoraja o pensamento criativo, deve ser ativamente sustentada, isso supõe correr risco.

Se quiser fazer grandes progressos, terá que correr riscos calculados, pois idéias não funcionam sempre, devem ser registradas em banco de idéias, como também colocadas em prática. Em criatividade não existem erros e sim ensaios, e uma idéia poderá ser inadequada para determinado momento e valiosa em outro, aprender com erros e acertos é fundamental.

Estudos apontam que, quanto mais idéias você gerar, mais provavelmente terá uma idéia espetacular.

Se quiser ter grande idéia, tenha muitas idéias, propicie insigths através de observações, sentimentos, pensamentos para chegar aos resultados esperados, mas lembre-se que num determinado momento temos que utilizar o pensamento lógico.

Para cada problema há várias soluções. Ficar somente com uma resposta pouco vai adiantar, não existe nada pior do que uma única idéia, uma única opção. Entenda profundamente da causa, entre no âmago do problema e depois o ataque com várias e várias soluções, decida e implemente-a.

Solte a imaginação, invente.

Artigo publicado na revista Vencer - Setembro/2002 e extraido do Curso de Motivação FVG
http://www5.fgv.br/fgvonline/ocw/OCWMOTEAD/index2.htm?cpf=05324406414&prod_cd=OCWMOTEAD_00_01/2009_1

quinta-feira, 4 de março de 2010

XXII CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS


O XXII CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS

Com o marco histórico de 42 anos de existência a Sociedade Brasileira de Ciência e Tecnologia de Alimentos se prepara para realizar a vigésima segunda edição do Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos (CBCTA), evento que acontece em anos pares e é um dos maiores da América Latina reunindo os profissionais envolvidos com alimentos nas áreas de ciência, agricultura, tecnologia, nutrição e saúde. Desta vez estaremos em Salvador, capital da alegria, desfrutando de sua beleza e hospitalidade dos baianos, além de uma programação atraente, atual e rica em inovações científicas. A Secretaria da sbCTA – Bahia, será a responsável para sediar em 2010 o XXII CBCTA. Este marco científico, além de proporcionar a divulgação do conhecimento e do desenvolvimento Tecnológico e Industrial da área de alimentos do nosso País, servirá para melhorar o intercâmbio entre as instituições nacionais e internacionais. promovendo a cooperação entre profissionais, empresas, pesquisadores, docentes e discentes de pós-graduação e graduação, refletindo a importância das áreas de alimentos, com seus contrastes e responsabilidades.

O Congresso terá como tema: Ciência e Tecnologia de Alimentos: Potencialidades, desafios e inovações.

O Programa científico será abrangente e diversificado com conferências, palestras, painéis, mesas-redondas, experiências bem sucedidas, cursos de atualização e somados aos trabalhos científicos que serão apresentados em sessões simultâneas na forma de pôsteres,
Complementar a estas atividades, estaremos com um espaços reservados para exposição das Organizações nacionais e internacionais, empresas e laboratórios.

O evento contará com o apoio das Universidades Federais, Estaduais e Mantenedoras do nosso País, Instituições do Governo e Agências de fomentos, Indústrias de Alimentos, Exportadores e Instituições de Pesquisas.

A realização deste evento no Estado da Bahia servirá como laboratório para, sediarmos o XVI World Congress of Food Science and Technology que faz parte do International Union of Food Science & Technology (IUFoST), confirmado para acontecer em Salvador em 2012. Este Congresso internacional será um marco divisor na história da Ciência e Tecnologia de Alimentos no nosso País e, em especial, do nosso Estado, pois ainda nenhum país do hemisfério sul hospedou tal evento.

Em função da importância deste evento para o desenvolvimento sócio-econômico do país temos o prazer de convidá-lo (a) para participar do XXII Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos.
O Congresso - Objetivo

Promover o debate e a disseminação do conhecimento científico nas áreas de Ciência, Tecnologia e Engenharia de Alimentos, destacando as potencialidades, os desafios e as inovações nos cenários nacional e internacional.



O Congresso - Justificativa

Na cadeia produtiva de alimentos, a cada dia, são colocados desafios na perspectiva de abastecer a população, respeitar práticas alimentares, promover a saúde e proteger o meio ambiente. Assim, os mais recentes indicadores sociais, econômicos e científicos apontam para a necessidade de buscar soluções, trabalhar potencialidades e apresentar as inovações advindas dos diversos segmentos desta área.

Neste cenário, Universidades e Centros de Pesquisas assumem papel relevante e contribuem para o desenvolvimento científico e tecnológico, pela organização e execução de um evento científico destinado ao intercâmbio e à difusão de conhecimentos na área de Tecnologia e Ciência de Alimentos, o que revela compromisso com a sociedade.

A Sociedade Brasileira de Ciência e Tecnologia de Alimentos, consoante aos seus princípios regimentais e alinhada à iniciativa das instituições de pesquisa, apóia a realização do Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos, pela oportunidade de congregar a multidisciplinaridade dos envolvidos na área de alimentos em todo o Brasil, compreendendo desde os comprometidos com a produção primária até aqueles que atuam nos setores que expressam as mais recentes tecnologias.

O XXII Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos constitui a concretização de objetivos que visam promover o debate e a disseminação do conhecimento no setor de alimentos, destacando as suas potencialidades, os seus desafios e as suas inovações.

http://www.cbcta.com.br/index.asp

quarta-feira, 3 de março de 2010

Roteiros Para Auxiliar na Elaboração do Manual de Boas Práticas.









Os órgãos sanitários publicaram roteiros para auxiliar na elaboração do Manual de Boas Práticas. O primeiro roteiro foi publicado em lei federal em 1993, mas seu foco foram as indústrias alimentícias, e é usado por todas as empresas de alimentação do país.




*ROTEIRO FEDERAL:
Identificação da Empresa

1.1 Razão social
1.2 Endereço
1.3 Nome do responsável técnico / CR
1.4 Autorização de funcionamento (cópia):
1.4.1 Certificado de Inspeção Sanitária
1.4.2 Alvará
1.4.3 Caderneta Sanitária
1.4.4 Taxa de Inspeção Sanitária (IPTU/m2)
1.4.5 Horário de funcionamento da Empresa
1.5 Produtos fabricados com os respectivos números de registro – protocolo
2.Recursos Humanos

2.1 Qual o procedimento na admissão de funcionários? (neste item deve-se explicar como
são selecionados os funcionários.) Por anúncio em jornal? Por agências de empregos?
Por indicação?
- número de funcionários totais (por sexo)
- número de funcionários das linhas de produção
- número de funcionários qualificados
Qual o procedimento para treinamento sanitário (conduta ou práticas de higiene
pessoal, etc.)
Qual o procedimento para avaliação médica (periodicidade, quem decide a necessidade
de reavaliação, etc.) (POP 1)
2.2.1 Qual o procedimento para o uso de uniforme (modelo, cor, material, número
para cada funcionário, gorro, máscara, calçados, avental, número de mudas para funcionários,
se existe uniforme específico para função ou área específica tais como: serviços em câmaras
frigoríficas, salas estéreis ou de fabricação de certos tipos de medicamentos, etc.).
2.2.2 Qual o procedimento para a alimentação dos funcionários? (neste item deve ser
descrito se os funcionários do estabelecimento recebem tíquete ou se comem no próprio
trabalho, se levam quentinhas, etc,).
2.2.3 Qual o procedimento de capacitação dos funcionários? (neste item deve ser
descrito onde cada funcionário do estabelecimento obteve a capacitação para estar habilitado
ao cargo)
2.2.4 Qual o procedimento utilizado na segurança do trabalho?
3.Condições Ambientais (descrever de um modo geral)

3.1 Internas
3.2 Externas
4.Instalações e Edificações

4.1 Descrever:
4.2 Tipo de construção e material empregado em cada setor.
4.3 Distribuição das áreas (discriminada por setores e em m2).
4.4 Sistema de exaustão.
4.5 Sistema de ventilação.
4.6 Sistema de água e outros fluidos.
4.7 Sistema de esgoto.
4.8 Sistemas elétricos e de iluminação.
4.9 Temperatura das salas de produção.
4.10 Lixo e dejetos (local da guarda e destino).
4.11 Anexar o “layout” da Empresa (localização do maquinário e processo fabril) (colocar a
planta do estabelecimento).
5.Equipamentos

5.1. Descrever os equipamentos existentes e suas especificações (fazer as descrições próprias de cada.
Enumerar os equipamentos e suas especificações) Exemplo: 3 fogões, 2 geladeiras.
5.2 Quais os procedimentos quanto à limpeza, esterilização, uso correto e especificar a manutenção,
aferição dos equipamentos de produção e controle.
6.Sanitização

6.1 Quais os procedimentos quanto a sanitização de utensílios, do maquinário, do ambiente (programas,
metodologia aplicada, produtos, etc.) (POP 3).
6.2. Controle de pragas (ratos, insetos etc.).
6.3.Quais os procedimentos adotados (periodicidade).
6.4 Qual a firma que executa o serviço, seu número de registro junto a FEEMA. (POP 4)
7. Produção

7.1 Matéria-prima.
7.2 Procedimento adotado (procedência, registro, transporte recepção acondicionamento, estocarem e
controle de qualidade).
7.3 Processo de fabricação.
7.4 Quais os procedimentos adotados para a fabricação de produtos.
5.1 Fazer constar do manual, fluxograma da produção de cada categoria de produtos e as medidas de
controle correspondentes. Esta exigência não é aplicável para os estabelecimentos que ainda não estão
na fase de implantação do Sistema APPCC (Análises de Perigos e Pontos Críticos de Controle). As Boas
Práticas são pré-requisito para o Sistema APPCC.
5.2 Citar as etapas críticas do processo de produção de cada categoria de produtos e as medidas de
controle correspondentes. Esta exigência não é aplicável para os estabelecimentos que ainda não estão
na fase de implantação do Sistema APPCC (Análises de Perigos e Pontos Críticos de Controle). As Boas
Práticas são pré-requisito para o Sistema APPCC.
8.Embalagem e Rotulagem

8.1 Qual o procedimento na aquisição das embalagens e rótulos (este item não é aplicável para
restaurantes, apenas para fábricas).
8.2 Qual o sistema utilizado para embalar os produtos (manual, automatizado, terceirizado etc.(Este
item não é aplicável para restaurantes, apenas para fábricas).
8.3 Qual o procedimento no controle de qualidade das embalagens. (este item não é aplicável para
restaurantes, apenas para fábricas).
8.4 Armazenamento e distribuição do produto final.
8.5 Qual o procedimento adotado no armazenamento (temperatura, aeração, ventilação, iluminação,
empilhamento etc.).
8.6 Qual o procedimento adotado na distribuição (registro de distribuição, segundo o lote, partida, data
de expedição, meio de transporte, destino).
9.Controle de Qualidade

Qual o procedimento no controle de qualidade do produto final (são realizadas análises em laboratório?
É próprio? Credenciado? A freqüência e tipo das análises, métodos analíticos utilizados, registro das
análises etc.).
10.Controle no Mercado

10.1 Qual o procedimento adotado para a retirada imediata do produto no mercado? (este item não é
aplicável para restaurantes, apenas para fábricas).
10.2 Qual o destino dos produtos recolhidos (se possui área separada e devidamente identificada para
o armazenamento dos produtos recolhidos; se os produtos recolhidos são reprocessados; se os produtos
recolhidos são inutilizados; se existem comprovantes de inutilização dos produtos e materiais reprovados
etc.).
11.Recomendações Finais

MUITO IMPORTANTE: O Manual de Boas Práticas deverá ser assinado pelo(s) proprietário(s) da
indústria/empresa/estabelecimento, nome legível e número da Carteira de Identidade ou por seu
preposto, desde que conste no Manual a procuração reconhecida em Cartório.

CURSO BPSA-SEBRAE

Saiba Como Vender Sua Imagem - Carreira e Emprego - MdeMulher - Ed. Abril




Saiba como vender sua imagem - Carreira e Emprego - MdeMulher - Ed. Abril
Especialistas ensinam onze passos para você dar uma virada em sua carreira, melhorar sua performance no trabalho e ganhar mais reconhecimento e dinheiro.
Por Débora Zanelato

Faça contatos
Se você quer se dar bem na carreira, ponha uma coisa na cabeça: os contatos são fundamentais! Por isso, esforce-se para manter uma boa relação com chefes, ex-chefes e colegas de trabalho. Isso é fazer networking: o objetivo é manter seu nome "aceso" na memória dessas pessoas caso elas saibam de novas oportunidades. Veja como fazer isso:
- Viu uma notícia que possa interessar a um amigo de trabalho ou ex-chefe? Envie por e-mail para ele.
- Sempre lembre de aniversário de chefes e colegas.
- Use redes sociais como Orkut, Facebook, Twitter e Linkedin e comece relações com profissionais da sua área.

Crie sua marca
Isso mesmo! Você deve se imaginar como uma marca que precisa ser valorizada e sempre bem lembrada pelo mercado profissional.
Mas como virar uma marca bem-sucedida? Primeiro, você tem de estar preparada para a sua profissão e saber em que competências é melhor. Por exemplo: se gosta de lidar com o público, faça cursos e se especialize. Depois, divulgue para todos essa sua qualidade profissional. Se estiver empregada, mostre ao chefe que é esforçada e merece uma promoção.
Quanto mais as pessoas souberem que você domina sua área, maiores as chances de ser lembrada quando alguém souber de uma vaga que tenha seu perfil.
Ofereça ajudaUma boa forma de ser reconhecida - e também de se divulgar - é oferecer auxílio aos colegas de trabalho. "As pessoas sempre admiram quem está disposto a ajudar. Depois, os colegas falarão: 'Converse com a fulana, ela sabe tudo sobre isso'. E você ainda se tornará uma referência", diz Renato Grinberg, diretor-geral do portal de empregos Trabalhando.com.br.
Mas cuidado: não faça isso o tempo todo. Além de parecer pedante, a atitude ainda pode comprometer seu rendimento, pois ficará sem tempo para suas próprias obrigações.
Vista-se como o chefeVocê é auxiliar, mas seu sonho é ser gerente? Então, vista-se como uma. "Jamais tenha medo de se vestir como se estivesse num cargo acima do seu. Sua imagem deve estar associada ao que você deseja ser", afirma Silvio Celestino, da Enlevo Treinamento para Líderes.
Estudo da Universidade da Califórnia (EUA) revelou que mulheres de melhor aparência ganham, em média, 12% a mais do que as de pior aparência. Os trajes devem transmitir credibilidade, e não sensualidade. Então, evite decotes. Roupa amassada, jamais!
Mantenha as unhas benfeitas e o cabelo arrumado. "Sua imagem gera uma impressão, que deve ser positiva. Detalhes fazem toda a diferença", observa Grinberg.
Frequente a happy hourSair com os colegas numa sexta-feira pode ser ótimo: "É uma boa oportunidade de se aproximar de pessoas que, na correria do dia a dia, você não teria contato", diz Carolina Stilhano, gerente de comunicação da Catho Online. Apenas evite atitudes que comprometam sua imagem, como beber em excesso ou fazer piadas de mau gosto. A happy hour é para fortalecer a sua imagem - e não o contrário.

Use a linguagem certa
Não fale palavras feias nem use uma linguagem difícil ou arrogante no ambiente de trabalho. Seja natural e não tente opinar sobre assuntos que não domina. "Pessoas que falam gírias e palavrões o tempo todo têm menos crédito na hora de discutir temas sérios', analisa Grimberg.
Esteja sempre bem ocupadaJá terminou suas tarefas e ainda faltam horas para ir embora? Demonstrar que não tem nada para fazer pode parecer corpo mole. Então, pergunte ao chefe se há algo que possa produzir. Ele perceberá que você está engajada e comprometida e, numa primeira oportunidade para desenvolver novas tarefas, você poderá ser a indicada (e a promovida!).

Bom humor é tudo
Ninguém suporta gente mal-humorada, menos ainda no trabalho. Se não dormiu bem ou está na TPM, pense duas vezes antes de descontar nos colegas. Também não queira ser a mais alegre do universo. Os dois extremos podem atrapalhar sua imagem.

Pergunte sempre
Se você não entendeu o que era para fazer, peça mais detalhes ao chefe. "Cerca de 40% dos erros que acontecem nas empresas ocorrem porque a pessoa não entendeu a tarefa", analisa o diretor da Trabalhando.

Aprenda a levar bronca
Ao receber uma crítica, reaja com maturidade, atitude que melhora sua imagem no ambiente profissional.
Peça desculpas pelo erro, assuma que vai se esforçar para não cometê-lo mais e... bola para frente! Nada de retomar o tema a toda hora e se martirizar. Ficar de bico? Nunca! Não funciona com namorado e não vai surtir efeito (pelo menos positivo) com o chefe.

Saiba seu valor
Não seja tímida e muito modesta com seus talentos profissionais e seus êxitos na carreira. Com sutileza, em momentos oportunos, fale algo como "conseguimos" tal coisa. "O uso do "nós" suaviza a fala e deixa subentendido que foi você quem fez", ensina Grinberg. "O tímido, por nunca se divulgar e se comunicar, acaba sendo considerado incompetente", analisa o especialista.
E pior: sem ser notado, como já analisamos antes, as chances de subir degraus na carreira são pequenas. Portanto, se você é boa, mostre isso para todo mundo.
Fonte: http://mdemulher.abril.com.br/carreira-emprego/reportagem/comportamento/saiba-como-vender-sua-imagem-535854.shtml?slide_count=0

terça-feira, 2 de março de 2010

O PROFISSIONAL DE RH - RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE PESSOAL




O papel dos Recursos Humanos (RH) dentro de uma organização deixou de desempenhar uma função só de questão operacional lidando, também, com a estrutura e o futuro da empresa, já que o Gestor de Pessoas tende a introduzir novos profissionais ou reter os atuais através de recrutamentos, seleções avaliações e treinamento, que farão a diferença ao agregar valores humanos e assim proporcionar um diferencial.
O mercado atual está mais globalizado, competitivo e exigindo funcionários que atendam as necessidades da organização de forma eficiente e pro ativo. (Bosi, 2003) afirma que “nas organizações atuais, caracterizado por mudanças constantes de natureza econômica, social e tecnológica, tornou fundamental, em qualquer empresa, uma administração voltada para a gestão de recursos humanos, visto que a continuidade de sua existência será determinada pela qualidade agregada aos seus produtos ou serviços, tendo como base "pessoas" motivadas e com alto nível de qualidade pessoal e profissional”. Isto ocorre porque os bens e serviços estão ficando, até certo ponto, “tão parecidos”, que a escolha se dá através da forma como as empresas buscam satisfazer a clientela. Esta satisfação se torna mais intensa quando se tem um serviço prestativo e uma empatia dos colaboradores que trabalham tanto na linha de frente como os que realizam os planejamentos estratégicos, ou seja, hierarquia mais alta. Por isso, o RH deve saber que tipo de profissional a empresa precisa para está de acordo com o mercado vigente e até onde ela quer chegar.
Carvalho (2008) destaca que “uma empresa não deve esperar para encontrar as pessoas competentes no momento em que elas sejam necessárias para preencher cargos específicos. Deve planejar as necessidades futuras e decidir onde encontrar a pessoa certa para cobrir essas necessidades, o que exige planejamento de recursos humanos, que inclui todas as atividades necessárias à obtenção dos tipos e números adequados de empregados para atingir os objetivos da organização”.
Para isso ocorrer o RH deve saber quais serão as formas de seleção e recrutamento utilizados, para não frustrar as perspectivas de ambas as partes. Desta forma o profissional RH deve está capacitado e ter as qualificações para avaliar bem as escolhas e planejar sua real necessidade.
Hoje em dia o profissional de RH se tornou responsável por inserir novos funcionários dentro das organizações. Como a diferenciação atual no mercado está nas pessoas que compõe as empresas ele se tornou também responsável pelo futuro corporativo fazendo parte da estratégia organizacional.
Para que a meta seja alcançada, se faz necessário recrutar e selecionar profissionais competentes e que possam agregar valores na empresa e com isso haver uma mútua colaboração. Todo processo de recrutamento e seleção deve ser planejado para que não existam problemas e assim levar a inutilidade do mesmo.
É imprescindível que haja formação, conhecimento e técnicas para o profissional de RH. Deve se preparar para evitar possíveis preconceitos, levando para o processo valores pessoais que possam interferir na escolha coerente.



MARIA A. ALVES DA SILVA
RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE PESSOAL

segunda-feira, 1 de março de 2010

Cuidados Com os Alimentos

Aposto que já ouviram a famosa frase: "Você aquilo que você come", um grande ditado indiano. Quase uma referência à: "Você é aquilo que você pensa ser", dito por muitos. A alimentação satisfaz não somente o corpo como também o psico-emocional por ser uma das maiores necessidades humanas (uma das necessidades primárias citada por Maslow) e um dos maiores prazeres da vida.

Mas se deve ter cuidado com os alimentos, principalmente na hora de manipulá-los. O alimento tem uma grande importância na vida do ser humano, tem o poder tanto de curar e garantir ao indivíduo a longevidade como de provocar alguns males, este podendo ser evitado desde a hora da compra até a manipulação dos alimentos.

Os riscos de se contrair uma doença muitas vezes até grave é constante, porém é evitada com cuidados simples de higiene. Fazendo a cocção correta dos alimentos, higienizando as mãos com sabonete bactericida e sem esquecer dos utensílios e o ambiente onde o alimento vai ser preparado. Já diminui a multiplicação dos micro-orgârnismos patológicos.

Normalmente, a intoxicação alimentar melhora dentro de um ou dois dias. Porém, em alguns casos, a intoxicação alimentar é bastante perigosa. Nos Estados Unidos, a intoxicação gastrintestinal resulta em mais de 300.000 hospitalizações a cada ano e causa 5.000 mortes.

Vai aqui algumas dicas e cuidados importantes:
 Os Cuidados na Compra

Alimentos são fontes de proteína, vitamina e sais minerais, e são profundamente necessários à vida, diz a nutricionista Carla Goulart. Mas eles podem se transformar em pesadelo se, a partir da hora da compra, não forem escolhidos com cuidado.
Nas feiras e varejões - Frutas, legumes e verduras adquiridos nas feiras e varejões ficam expostos ao ar livre durante várias horas, cada dia em uma região de uma cidade. Isto quer dizer que eles sofrem a ação do tempo, do clima, mas sobretudo da manipulação do feirante e dos fregueses, além de exposição à saliva, insetos, ao toque das mãos que, ao mesmo tempo, contam dinheiro.
Esses alimentos, ao chegarem em casa, devem ser muito bem lavados, principalmente as folhas. Estudos da FDA (Food and Drug Administration) mostram que os produtos hortifrutigranjeiros também sofrem a ação de pesticidas. Este fato estimula a que os alimentos sejam lavados em água corrente, descascados e cozidos, para se eliminar os mais possíveis pesticidas, bactérias e outros elementos.
Mais atenção deve receber as carnes de frango ou peixe, que se deterioram com maior facilidade e que ficam expostos na feira. Os primeiros cuidados na hora da compra, antes mesmo da higiene dos alimentos, devem se concentrar no estado geral do alimento a ser adquirido. Se houver sinais de deterioração, por mínimos que sejam, não devem ser consumidos.

Os Cuidados na Armazenagem

As dependências onde se guardam alimentos quer sejam refrigeradas ou não, devem ser limpas no mínimo duas vezes por semana, diz a nutricionista, quando não é possível fazê-lo todos os dias. Na geladeira, todos os alimentos devem ser conservados tampados, e periodicamente deve-se retirar dali alimentos velhos, se houver.
A despensa deve ser totalmente esvaziada e limpa com pano úmido, detergente e álcool, em seguida com um pano seco. Sendo um lugar quente, é o ninho preferido de insetos como as baratas, tão comuns nas regiões quentes.
Os prazos de validade dos alimentos, especialmente grãos e farinhas, devem ser cuidadosamente observados. Caso seja constatada a presença de carunchos, todo o conteúdo deve ser eliminado para que estes não se proliferem, passando para os demais alimentos.
E ainda, os alimentos cujos lacres já foram abertos devem ser mantidos fechados, pois o contato com ar acelera o envelhecimento. Ao serem usadas as farinhas, cuidados para não introduzir em seu recipiente colheres usadas em outros ingredientes ou sem a devida higiene. Não introduzir as mãos, ainda que elas sejam bem lavadas, nos recipientes dos alimentos.

 Os Cuidados na Manipulação

Água corrente ainda é a melhor arma da higienização nos alimentos, lembra a nutricionista. No entanto, se a própria água não tiver condições salubres suficientes, ela deve ser fervida ou tratada. As mãos e braços devem ser limpos e deve-se evitar conversar sobre os alimentos que estão sendo preparados, para que o perdigoto (saliva) não caia sobre eles.

 Os Cuidados na Cozinha

Alguns alimentos atraem moscas, formigas e outros insetos. Evitar o uso de aerossóis e inseticidas na cozinha, usando, ao invés disto, mata-moscas manuais, cobrindo os alimentos e tampando bem as panelas. Também os animais domésticos, especialmente cães e gatos, devem ser mantidos longe da cozinha, não só pelo contato direto com os alimentos mas também devido ao risco maior de parasitoses. Pessoas que acabaram de cuidar de um animal devem lavar muito bem as mãos, e não tocar em seguida os alimentos.
Ao manipular qualquer alimento da despensa, para evitar distrações e também por precaução com as crianças, qualquer produto de despensa que não seja alimentício deve ser mantido em outro local. Atenção principalmente a desinfetantes, remédios e outros químicos, que devem ser conservados em áreas longe dos alimentos.

Prevenindo Doenças

As manifestações mais comuns relacionadas com a inadequada manipulação dos alimentos, sem higiene, são vômitos, diarréias, febres, além de infecções. Em alguns casos, diz a FDA, as infecções gastrintestinais são controladas por soros industrializados ou caseiros, mas outros casos podem evoluir para sintomas que não podem ser controlados em casa, sendo necessária a internação.
Uma das infecções mais conhecidas é a Salmonelose, que é contraída a partir de ovos crus. Para reduzir o risco de infecção por Salmonela, eis alguns cuidados:
- Manter os ovos refrigerados, descartando ovos rachados ou sujos.
- Limpar bem as cascas do ovo, colocando-o em água corrente, antes de usá-los.
- Preferencialmente, usar ovos cozidos e servi-los logo após o preparo.

Fontes: http://www.policlin.com.br/drpoli/059/
http://boasaude.uol.com.br/lib/ShowDoc.cfm?LibDocID=3952&ReturnCatID=763
Imagem: http://www.senado.gov.br/sf/senado/portaldoservidor/jornal/Jornal85/Imagens/lavando_alimentos.jpg

Uma Boa Idéia: Aproveitamento Integral dos Alimentos



Enquanto 75 milhões de brasileiros sofrem restrições alimentares no Brasil, o País joga no lixo todos os dias o suficiente para garantir as três refeições a 19 milhões de pessoas.

“O Brasil é campeão mundial em desperdício de alimentos. Todo ano, joga na lata de lixo o equivalente a 12 bilhões de reais em comida... Dos 43,8 milhões de toneladas anuais de lixo geradas no país, 26,3 milhões são de comida.”
Fonte:http://educacaoambientalnowaldir.blogspot.com/2009/08/reaproveitamento-de-alimentos.html

O desperdício leva não só a fome, algo bastante preocupante principalmente nos países onde a pobreza é um fator agravante no social, mas também provoca prejuízos financeiros no âmbito empresarial, já que se todos os alimentos fossem reaproveitados nas empresas, indústrias, UANs, enfim, em todo setor alimentícios, poderiam sem dúvida, obter lucros e reduzir custos. Na sua grande maioria, os alimentos podem ser utilizados integralmente, sem riscos para quem o consome (lembrando de fazer a devida higienização). A alimentação integral possui como princípio básico a diversidade de alimentos e a complementação de refeições, com o objetivo de reduzir custo, proporcionar preparo rápido e oferecer paladar regionalizado. (Mesa Brasil)
A perda está em toda a cadeia desde o plantio, colheita, distribuição produção, preparo e consumo e os custos que muitas vezes poderiam se evitados, geram despesas absurdas. O hábito dos brasileiros é só aproveitar a parte “mais nobre” e se esquece, ou não sabem, que todos os nutrientes, vitaminas e minerais nem sempre está aonde se pensa.
O desperdício é um sério problema a ser resolvido na produção e distribuição de alimentos, principalmente nos países subdesenvolvidos ou em desenvolvimento. O crescimento da população mundial, mesmo que amparado pelos rápidos avanços da tecnologia, nos faz crer que o desperdício de alimentos é uma atitude injustificável. Por isso, não podemos mais desperdiçar. (Mesa Brasil)

Alimentos que podem ser aproveitados integralmente:
• Folhas de: cenoura, beterraba,
batata doce, nabo, couve-flor,

abóbora, mostarda, hortelã e
rabanete;
• Cascas de: batata inglesa,
banana, tangerina, laranja,
mamão, pepino, maçã, abacaxi,
berinjela, beterraba, melão,
maracujá, goiaba, manga,
abóbora;
• Talos de: couve-flor, brócolis,
beterraba;
• Entrecascas de melancia,
maracujá;
• Sementes de: abóbora, melão,
jaca;
• Nata;
• Pão amanhecido;
• Pés e pescoço de galinha;
• Tutano de boi.
(Mesa Brasil)

Saber calcular o consumo e fazer a quantidade certa na hora dos preparos, utilizando os alimentos integralmente, pode fazer grande diferença no bolso das empresas alimentícias e até mesmo em casa, além de contribuir para a erradicação da fome. Basta colocar a pratica do aproveitamento.


Fonte: http://www.sescsp.org.br/sesc/mesabrasilsp/biblioteca/aproveitamento.pdf
Fonte do vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=jf1V2eY7IM8&feature=related
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