Gestão - Alimentos & Negócios

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Pontos-chave para uma alimentação segura.




Os registros do Ministério da Saúde indicam que a maior parte das doenças transmitidas por alimentos ocorre nas residências e está relacionada ao incorreto manuseio e conservação dos alimentos nesse ambiente.

Segundo o conceito do Ministério da Saúde, as Doenças transmitidas por alimentos, mais comumente conhecidas como DTA, são causadas pela ingestão de alimentos ou bebidas contaminados. Existem mais de 250 tipos de DTAs e a maioria são infecções causadas por bactérias e suas toxinas, vírus e parasitas. Outras doenças são envenenamentos causados por toxinas naturais (ex. cogumelos venenosos, toxinas de algas e peixes) ou por produtos químicos prejudiciais que contaminaram o alimento (ex. chumbo, agrotóxicos). 



No Brasil, o Ministério da Saúde faz a vigilância epidemiológica de surtos de DTA desde 1999 e há registro médio de 665 surtos por ano, com 13 mil doentes. Surto de DTA é o episódio em que duas ou mais pessoas apresentam doença semelhante após ingerirem mesmos alimentos. O Ministério da Saúde verificou a seguinte distribuição dos surtos de DTA por locais de ocorrência: 

Local de ocorrência
Nº Surtos
%
Residências
2069
45,2
Restaurantes
903
19,7
Escolas
489
10,7
Refeitórios
338
7,4
Festas
263
5,8
Unidades de Saúde
75
1,6
Ambulantes
23
0,5
Outros
417
9,1

Os sintomas mais comuns para as doenças transmitidas por alimentos são falta de apetite, náuseas, vômitos, diarréia, dores abdominais e febre (dependendo do agente etiológico). Podem ocorrer também afecções extra-intestinais em diferentes órgãos e sistemas como no fígado (Hepatite A), terminações nervosas periféricas (Botulismo),

As doenças que causam diarréia e vômitos podem levar à desidratação, caso o paciente perca mais fluidos corporais e sais minerais (eletrólitos) do que a quantidade ingerida. A reposição destes fluidos e eletrólitos é extremamente importante para evitar a desidratação. Quando a diarréia é aguda, deve-se ingerir sal de reidratação oral, disponibilizado gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde, ou outras soluções de reidratação oral. Os repositores hidroeletrolíticos, indicados para praticantes de atividade física, não compensam corretamente as perdas de fluidos e eletrólitos e não devem ser utilizadas para tratamento de doença diarréica.
Segundo recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS), cuidados simples em casa podem reverter esse quadro nacional.


Por isso:

MANTENHA A HIGIENE;
SEPARE OS ALIMENTOS CRUS DOS COZIDOS;
COZINHE MUITO BEM OS ALIMENTOS;
MANTENHA OS ALIMENTOS EM TEMPERATURAS SEGURAS;
USE ÁGUA TRATADA E ALIMENTOS SEGUROS.






Fonte: http://www.anvisa.gov.br/hotsite/cinco_pontos/index.htm
Fonte de Imagem: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg21vqpJyk7ZS88w9jP3L8tksXpDjJgZ3XmJ1L-iUryu62NAqn0Wi4ksk5k1Mz19zMlIqN-xGhT7FPpexrlITwKA1_OLUv0noJ7Q8y3lhyKXanxVsnvYfSN5VEMo_TvTpo2Hq2ynb0EZG1B/s400/bacteria-300x210.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...