Gestão - Alimentos & Negócios

sábado, 10 de agosto de 2013

Embalagens e os alimentos



As embalagens servem muito mais do que estética ao produto. Através das características dos alimentos as empresas procuram materiais adequados para evitar que o contato com os meios externos possam provocar contaminação do produto. 
No mercado existem materiais diversos, entre eles as embalagens de polímeros, as embalagens metálicas, as de papel e madeira.
De acordo com Associação Brasileira de Embalagem (ABRE), o papel e funções da embalagem são os de conter, proteger e viabilizar o transporte dos produtos sendo as funções básicas. Com a evolução da humanidade e o aumento das atividades econômicas, foram incorporadas novas funções: informar o consumidor, comunicar-se com ele e vender os produtos a partir de visuais atraentes. Além destas funções básicas e auxiliares das embalagens, elas desempenham funções junto às empresas e à sociedade e são um componente importante da atividade econômica dos países industrializados. Seu consumo serve como parâmetro para medir o nível de atividade econômica de cada país e contribui para que mais pessoas tenham acesso aos produtos.
O cuidado com a forma como é transportada e as condições de armazenamento dos produtos vão garantir a eficiência das embalagens. Não adianta a empresa que fábrica o produto ter todos os controles de qualidade se o consumidor final (as empresar varejistas, os restaurantes, entre ouros) não tiver cuidado e obedecerem às normas de conservação do material. Muitas embalagens podem perder a proteção por conta da precariedade dos estoques. Outro cuidado é não colocar os produtos diretamente no chão achando que somente a embalagem protege o produto, pois algumas apresentam microporosidades para favorecer a "transpiração" e com isso a contaminação por microrganismos.
Para saber mais um pouco sobre as embalagens, vale a pena dá uma olhadinha no site da ABRE http://www.abre.org.br/setor/apresentacao-do-setor/a-embalagem/ e da ANVISA (que regulamenta) http://portal.anvisa.gov.br/wps/content/Anvisa+Portal/Anvisa/Inicio/Alimentos/Assuntos+de+Interesse/Embalagens

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...