Gestão - Alimentos & Negócios

sábado, 17 de agosto de 2013

Falhas nas indústrias de alimentos



Foi anunciado mais uma falha entre muitas na indústria de alimentos.  Sendo intencional ou não, esses fatos mostram o despreparo das indústrias frente a exigências dos consumidores, o aumento do consumo de produtos, a falta de conhecimento tecnológico para sanar problemas, entre outros fatores. Falhas acontecem, MAS NÃO PODEM EXISTIR quando se tratam de alimentos, e as empresas devem ter consciência dos riscos que determinadas condutas podem gerar problemas gravíssimos sendo elas legais (com multas, processo, etc.), sociais, éticos e morais.
A excelência na qualidade dos alimentos é fundamental e como a maior preocupação é no sentido econômico, imagine o impacto negativo que possa repercutir para uma empresa quando não utiliza meios eficazes e eficientes de controle de qualidade de produção. As redes sociais estão ai para propagar a imagem negativa dos descuidos e deslizes, como foi o caso dos sucos Ades, onde foi motivo de piada e gerou desconfiança dos consumidores.
Toda a sistemática deve ser observada para que um produto não venha a sofrer sanções de órgãos reguladores. No caso recente da venda de carne de cavalo ao invés da carne bovina pode ter havido “falha” na rastreabilidade do produto causando fraudes nas vendas: o famoso gato por lebre.
Outo ponto é o desacordo com o que é colocado nos rótulos dos produtos, como foi o caso da Parmalat e outras empresas do setor de laticínios, onde consta diferença entre o que o produto contém e o que é expresso nas caixas de leite.  
O mais novo caso foi da contaminação do ketchup da marca Heinz por pelos de ratos, onde grade parte dos lotes que foram denunciados anteriormente as dessa semana foram consumidos (denuncia antiga).  
A aplicação de métodos de qualidade como o APPCC, Boas Práticas, Rastreabilidade dos produtos e uma constante análise dos lotes dos produtos após sua fabricação para saber se estão de acordo com as normas poderia evitar possíveis problemas. Mas quando esses problemas não são provocados propositalmente, pois existe a diferença entre falhas operacionais (no caso da contaminação por produto de limpeza) e de fraudes (para obtenção de lucro acima da segurança alimentar, e com isso alterar o alimento).

Vejam os problemas ocorridos (alguns):

http://oglobo.globo.com/defesa-do-consumidor/ketchup-heinz-vigilancia-sanitaria-suspende-venda-determina-recolhimento-de-lote-por-pelo-de-rato-9579919

http://g1.globo.com/jornal-hoje/noticia/2013/05/leite-e-adulterado-com-produto-cancerigeno-no-rio-grande-do-sul.html

http://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/noticia/2013/05/mais-duas-fabricantes-convocam-recall-de-leite-contaminado-no-rs.html

http://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2013/03/14/unilever-anuncia-recall-de-suco-contaminado-com-produtos-de-limpeza.htm

http://odia.ig.com.br/portal/brasil/anvisa-libera-ades-e-pro%C3%ADbe-lote-contaminado-com-soda-c%C3%A1ustica-1.569704

http://pt.euronews.com/2013/04/16/escandalo-da-carne-de-cavalo-vendida-como-bovina/

exame.abril.com.br/mundo/noticias/holanda-prende-chefe-em-escandalo-sobre-carne-de-cavalo

http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2013/08/empresa-anuncia-que-retirou-lotes-de-leite-contaminado-em-todo-o-mundo.html

http://www.epochtimes.com.br/carne-porco-doente-vendida-para-escolas-china/
 
http://www.aryramalho.com/2013/08/no-vele-populacao-pode-estar-comendo.html

http://www.regiaoceleiro.com.br/index.php?opc=noticia_completa&id=8558

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...