Gestão - Alimentos & Negócios

terça-feira, 2 de março de 2010

O PROFISSIONAL DE RH - RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE PESSOAL




O papel dos Recursos Humanos (RH) dentro de uma organização deixou de desempenhar uma função só de questão operacional lidando, também, com a estrutura e o futuro da empresa, já que o Gestor de Pessoas tende a introduzir novos profissionais ou reter os atuais através de recrutamentos, seleções avaliações e treinamento, que farão a diferença ao agregar valores humanos e assim proporcionar um diferencial.
O mercado atual está mais globalizado, competitivo e exigindo funcionários que atendam as necessidades da organização de forma eficiente e pro ativo. (Bosi, 2003) afirma que “nas organizações atuais, caracterizado por mudanças constantes de natureza econômica, social e tecnológica, tornou fundamental, em qualquer empresa, uma administração voltada para a gestão de recursos humanos, visto que a continuidade de sua existência será determinada pela qualidade agregada aos seus produtos ou serviços, tendo como base "pessoas" motivadas e com alto nível de qualidade pessoal e profissional”. Isto ocorre porque os bens e serviços estão ficando, até certo ponto, “tão parecidos”, que a escolha se dá através da forma como as empresas buscam satisfazer a clientela. Esta satisfação se torna mais intensa quando se tem um serviço prestativo e uma empatia dos colaboradores que trabalham tanto na linha de frente como os que realizam os planejamentos estratégicos, ou seja, hierarquia mais alta. Por isso, o RH deve saber que tipo de profissional a empresa precisa para está de acordo com o mercado vigente e até onde ela quer chegar.
Carvalho (2008) destaca que “uma empresa não deve esperar para encontrar as pessoas competentes no momento em que elas sejam necessárias para preencher cargos específicos. Deve planejar as necessidades futuras e decidir onde encontrar a pessoa certa para cobrir essas necessidades, o que exige planejamento de recursos humanos, que inclui todas as atividades necessárias à obtenção dos tipos e números adequados de empregados para atingir os objetivos da organização”.
Para isso ocorrer o RH deve saber quais serão as formas de seleção e recrutamento utilizados, para não frustrar as perspectivas de ambas as partes. Desta forma o profissional RH deve está capacitado e ter as qualificações para avaliar bem as escolhas e planejar sua real necessidade.
Hoje em dia o profissional de RH se tornou responsável por inserir novos funcionários dentro das organizações. Como a diferenciação atual no mercado está nas pessoas que compõe as empresas ele se tornou também responsável pelo futuro corporativo fazendo parte da estratégia organizacional.
Para que a meta seja alcançada, se faz necessário recrutar e selecionar profissionais competentes e que possam agregar valores na empresa e com isso haver uma mútua colaboração. Todo processo de recrutamento e seleção deve ser planejado para que não existam problemas e assim levar a inutilidade do mesmo.
É imprescindível que haja formação, conhecimento e técnicas para o profissional de RH. Deve se preparar para evitar possíveis preconceitos, levando para o processo valores pessoais que possam interferir na escolha coerente.



MARIA A. ALVES DA SILVA
RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE PESSOAL

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...