Gestão - Alimentos & Negócios

segunda-feira, 1 de março de 2010

Uma Boa Idéia: Aproveitamento Integral dos Alimentos



Enquanto 75 milhões de brasileiros sofrem restrições alimentares no Brasil, o País joga no lixo todos os dias o suficiente para garantir as três refeições a 19 milhões de pessoas.

“O Brasil é campeão mundial em desperdício de alimentos. Todo ano, joga na lata de lixo o equivalente a 12 bilhões de reais em comida... Dos 43,8 milhões de toneladas anuais de lixo geradas no país, 26,3 milhões são de comida.”
Fonte:http://educacaoambientalnowaldir.blogspot.com/2009/08/reaproveitamento-de-alimentos.html

O desperdício leva não só a fome, algo bastante preocupante principalmente nos países onde a pobreza é um fator agravante no social, mas também provoca prejuízos financeiros no âmbito empresarial, já que se todos os alimentos fossem reaproveitados nas empresas, indústrias, UANs, enfim, em todo setor alimentícios, poderiam sem dúvida, obter lucros e reduzir custos. Na sua grande maioria, os alimentos podem ser utilizados integralmente, sem riscos para quem o consome (lembrando de fazer a devida higienização). A alimentação integral possui como princípio básico a diversidade de alimentos e a complementação de refeições, com o objetivo de reduzir custo, proporcionar preparo rápido e oferecer paladar regionalizado. (Mesa Brasil)
A perda está em toda a cadeia desde o plantio, colheita, distribuição produção, preparo e consumo e os custos que muitas vezes poderiam se evitados, geram despesas absurdas. O hábito dos brasileiros é só aproveitar a parte “mais nobre” e se esquece, ou não sabem, que todos os nutrientes, vitaminas e minerais nem sempre está aonde se pensa.
O desperdício é um sério problema a ser resolvido na produção e distribuição de alimentos, principalmente nos países subdesenvolvidos ou em desenvolvimento. O crescimento da população mundial, mesmo que amparado pelos rápidos avanços da tecnologia, nos faz crer que o desperdício de alimentos é uma atitude injustificável. Por isso, não podemos mais desperdiçar. (Mesa Brasil)

Alimentos que podem ser aproveitados integralmente:
• Folhas de: cenoura, beterraba,
batata doce, nabo, couve-flor,

abóbora, mostarda, hortelã e
rabanete;
• Cascas de: batata inglesa,
banana, tangerina, laranja,
mamão, pepino, maçã, abacaxi,
berinjela, beterraba, melão,
maracujá, goiaba, manga,
abóbora;
• Talos de: couve-flor, brócolis,
beterraba;
• Entrecascas de melancia,
maracujá;
• Sementes de: abóbora, melão,
jaca;
• Nata;
• Pão amanhecido;
• Pés e pescoço de galinha;
• Tutano de boi.
(Mesa Brasil)

Saber calcular o consumo e fazer a quantidade certa na hora dos preparos, utilizando os alimentos integralmente, pode fazer grande diferença no bolso das empresas alimentícias e até mesmo em casa, além de contribuir para a erradicação da fome. Basta colocar a pratica do aproveitamento.


Fonte: http://www.sescsp.org.br/sesc/mesabrasilsp/biblioteca/aproveitamento.pdf
Fonte do vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=jf1V2eY7IM8&feature=related

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...