Gestão - Alimentos & Negócios

segunda-feira, 29 de março de 2010

Wraps e Go Fresh apostam na alimentação saudável

As duas redes de franquias, do mesmo dono, crescem com estratégias diferentes e um mesmo ideal

Ricardo F. Santos

Quando você não está muito satisfeito com um produto ou serviço prestado em alguma área, o que faz? Procura a concorrência, talvez. Se a insatisfação permanece, diz que a coisa não tem solução e, na maior parte das vezes, acaba deixando o assunto de lado. O empresário Marcelo Ferraz, 42, insatisfeito com a minguada oferta de comida saudável no mercado, agiu diferente. “Por incrível que pareça, quando fundei a Wraps, só queria um lugar onde pudesse comer”, diz ele. Assim começaram muitos negócios de sucesso.



“Wrap” é uma adaptação dos americanos para os “burritos” mexicanos, basicamente uma massa fina que enrola um recheio geralmente simples, como salpicão ou maionese. Com o potencial dessa comida em mente, Ferraz uniu-se à chef de cozinha Carole Crema e juntos desenvolveram wraps gourmet, que levam recheios mais leves e sofisticados, como filé mignon, peixes, queijos light e folhas verdes. Em 2003, Ferraz abriu a primeira unidade da Wraps.



“A experiência foi ótima, tanto que abrimos mais duas no final do mesmo ano”, diz o dono. Apesar de ter aberto a Wraps por interesse pessoal, não demorou quase nada para Ferraz perceber um mercado com boas oportunidades. Hoje, a rede tem 11 unidades, duas no Rio de Janeiro e nove em São Paulo, com média de faturamento de R$ 250 mil por mês por loja. A maioria do público ainda é feminina, mas a diferença está menos gritante. “A proporção de 70-30 passou para 55-45. Convencemos os homens, em geral mais glutões, de que comer comida saudável não vai deixá-los com fome”, afirma Ferraz.



Com a refeição custando em torno de R$ 40, o restaurante mira as classes AB. Diferentemente do irmão americano, em geral comido com as mãos e sem muita necessidade de prato, o wrap gourmet tem uma apresentação mais sofisticada, e a proposta de ser consumido mais lentamente.



Saudável e ágil



Há pouco mais de dois anos, Ferraz viu surgir a necessidade de uma comida que fosse, além de saudável, rápida. Por mais de um ano, ele viajou para Estados Unidos, China, Inglaterra e América Central para conhecer modelos de fast food saudável e tentar adaptar para o paladar brasileiro.



Montar a própria salada, mais um grelhado e um pão integral pareceu dar certo. “Ficamos dois anos testando a Go Fresh com duas lojas próprias, e agora estamos abrindo duas franquias”, afirma Ferraz. No final de março ele inaugura a primeira franquia no Shopping Ibirapuera, em São Paulo, e prevê a abertura de mais quatro até o fim do ano.


Como escolher a franquia ideal para você (trecho)Com a refeição variando de R$ 15 a R$ 20, a rede de fast food saudável abrange a classe C, enorme público consumidor. Por isso, Ferraz acredita que a Go Fresh tenha mais potencial de crescimento do que a Wraps, e deseja abrir cem lojas ao final de sete anos. “Mesmo que eu tivesse todo o dinheiro para abrir cem lojas amanhã, não o faria nesse momento, porque o mercado de alimentação saudável não está amadurecido o suficiente”, afirma Ferraz.



Mesmo que o mercado não esteja plenamente desenvolvido, em pouco mais de um ano as unidades da Go Fresh já faturam R$ 120 mil por mês. Outro dado positivo é o crescimento de 20% no faturamento. As regiões prioritárias na expansão são as cidades de São Paulo e Rio de Janeiro e o interior de São Paulo. Uma pesquisa encomendada pela própria empresa mostrou que, além de Brasília, são esses os lugares em que o consumidor, atualmente, se preocupa mais com alimentação saudável.



Para combater as lasanhas e macarronadas dos almoços de cada dia, Ferraz procura franqueados que se identifiquem com essa proposta saudável. “Quando a pessoa vive isso, também passa isso para o cliente”, diz ele. Para saber o que é preciso para abrir uma franquia da Wraps ou da Go Fresh além de disposição, confira os dados na próxima página.

Quanto custa ter uma franquia da Wraps

Tipo de negócio Restaurante especializado em alimentação saudável.

Data de fundação da empresa 2003

Investimento inicial De R$ 350 mil a 450 mil

Taxa de Franquia R$ 80 mil

Royalties 6% sobre faturamento bruto

Capital de giro Não informado

Taxa de publicidade 2% sobre faturamento bruto

Faturamento médio mensal R$ 250 mil

Lucro líquido Não informado

Prazo médio de retorno do investimento De 24 a 36 meses

Prazo de contrato 60 meses

Regiões de interesse São Paulo, capital e interior, e Rio de Janeiro, capital

Área mínima da unidade De 75m2 a 200m2

Funcionários De 13 a 20

Apoio ao franqueado A franqueadora dá suporte permanente ao franqueado em tudo que se refere a sua unidade.

E-mail atendimento@wraps.com.br

Site www.wraps.com.br

Telefone (11) 3078-2282

Fonte: Wraps



Quanto custa ter uma franquia Go Fresh


Tipo de negócio Fast food especializado em alimentação saudável

Data de fundação da empresa 2009

Investimento inicial A partir de R$ 150 mil (depende do tamanho e necessidade de adaptação da loja)

Taxa de Franquia R$ 49 mil

Royalties 8% sobre o faturamento bruto

Capital de giro R$ 50 mil

Taxa de publicidade 2% sobre o faturamento bruto

Faturamento médio mensal R$ 120 mil

Lucro líquido Não informado

Prazo médio de retorno do investimento 24 meses

Prazo de contrato 60 meses

Regiões de interesse São Paulo, capital e interior, e Rio de Janeiro, capital

Área mínima da unidade 25m2

Funcionários De 8 a 10

Apoio ao franqueado A franqueadora dá suporte permanente ao franqueado em tudo que se refere a sua unidade.

E-mail atendimento@wraps.com.br

Site www.gofresh.com.br

Telefone

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...