Gestão - Alimentos & Negócios

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

MOTIVE SUA EQUIPE DA FORMA CERTA


O que você sente quando seu trabalho é reconhecido? Lógico que muitos vão dizer coisas bem similares como- Fico realizado profissionalmente!
Todos nós já sabemos que o reconhecimento por uma tarefa realizada é o nosso maior impulsionador para alcançar novos objetivos.
Para um gestor, ter uma equipe motivada é um tesouro muito grande que ele não quer desperdiçar. Mas que tipo de motivação se enquadra a sua organização?
Bem, muitos formulam teorias sobre as necessidades humanas. É importante, antes de tudo, saber o que seus colaboradores precisam para não acarretar maiores frustrações. No meio coorporativo, a Teoria de Abraham Maslow (1908-1970) é a mais utilizada e comentada, sendo um referencial para analisar em que patamares estão os funcionários da empresa. Para Maslow motivação é o resultado dos estímulos que agem com força sobre os indivíduos, levando-os a ação, o que gera um Ciclo Motivacional na qual se uma necessidade for atingida outras necessidades virão. Serrano (2000) explica que quando o ciclo motivacional não se realiza, sobrevém a frustração do indivíduo que poderá assumir várias atitudes:
a. Comportamento ilógico ou sem normalidade;
b. Agressividade por não poder dar vazão à insatisfação contida;
c. Nervosismo, insônia, distúrbios circulatórios e ou digestivos;
d. Falta de interesse pelas tarefas ou objetivos;
e. Passividade, moral baixo, má vontade, pessimismo, resistência às modificações, insegurança, não colaboração, etc.
A teoria é representada de forma hierárquica piramidal, onde as necessidades básicas ficam da base e vão subindo chegando as necessidades de auto-realização. (Lara, Luca & Pivo;2000) explica que as hierarquias da seguinte forma:
Necessidades fisiológicas ou biológicas: constituem o nível mais baixo de todas as necessidades humanas, como as necessidades de alimentação (fome e sede), de sono e repouso (cansaço), abrigo (frio ou calor), ou desejo sexual (reprodução da espécie). Estas necessidades são relacionadas com a própria subsistência e existência do indivíduo.
Necessidades de segurança: constituem o segundo nível das necessidades humanas. Levam a pessoa a proteger-se de qualquer perigo real ou imaginário, físico ou abstrato: a busca de proteção contra a ameaça ou privação, a fuga ao perigo, o desejo de estabilidade, a busca de um mundo ordenado e previsível são manifestações típicas destas necessidades. Surgem no comportamento humano quando as necessidades fisiológicas estão relativamente satisfeitas.
Necessidades sociais: são as necessidades relacionadas com a vida associativa do indivíduo com outras pessoas. São as necessidades de associação, de participação, de aceitação por parte dos colegas, de troca de amizade, de afeto e amor. Surgem quando as necessidades mais baixas (fisiológicas e segurança) se encontram relativamente satisfeitas. Quando as necessidades sociais não estão suficientemente satisfeitas, a pessoa se torna resistente, antagônica e hostil com relação às pessoas que a cercam e as conduzem geralmente à falta de adaptação social e à solidão. Necessidades de estima: são necessidades relacionadas com a maneira pela qual a pessoa se vê e se avalia, isto é, com a auto-avaliação e auto-estima. Envolve a auto-apreciação, a autoconfiança, a necessidade de aprovação social e de reconhecimento, de status, prestígio e de consideração. A satisfação dessas necessidades conduz a sentimentos de autoconfiança, de valor, força, prestígio, poder, capacidade e utilidade. A sua frustração pode produzir sentimentos de inferioridade, fraqueza, dependência e desamparo, os quais, por sua vez, podem levar ao desânimo ou a atividade compensatória.
Necessidades de auto-realização: são as necessidades humanas mais elevadas e que se encontram no topo da hierarquia. São necessidades que levam cada pessoa a realizar o seu próprio potencial e de se desenvolver continuamente ao longo da vida. Essas necessidades estão relacionadas com a plena realização daquilo que cada pessoa tem de potencial e de virtual, da utilização plena dos talentos individuais.
De acordo com Maslow: "existe uma tendência natural pela qual os indivíduos se tornam cientes de cada uma dessas necessidades, sendo assim motivados por elas em ordem ascendente." (Montana & Charnov, 1999:205) Progredir na hierarquia de Maslow pode ser comparado a subir um degrau de uma escada por vez; estar ciente do próximo degrau pressupõe uma negociação bem-sucedida do degrau anterior.
As necessidades geralmente ficam nessa ordem sendo que, dependendo do ambiente e as condições, poderá haver uma inversão “Às vezes, a necessidade de segurança ultrapassa a necessidade de satisfação fácil das necessidades fisiológicas, como passou, por exemplo, os residentes de Kosovo, que escolheram deixar uma área insegura para buscar uma área segura, contando com o risco de ter maiores dificuldades para obter comida. Em caso de perigo agudo a segurança passa a frente das necessidades fisiológicas” (Site sua Mente).
É bom lembrar que quando se fala em motivação não se deve pensar somente nas questões monetárias, apesar de que o dinheiro supre grande parte das necessidades humanas, mas não todas elas. É obvio que você não só dará as premiações em dinheiro, mas também um reconhecimento merecido... os dois são o complemento um do outro. De acordo com Nelson (2007, pag. 12) Ainda que o dinheiro seja importante... o fator que motiva os colaboradores a se empenhar de verdade é aquele tipo de reconhecimento cuidadoso e pessoal que revela o verdadeiro apreço por um trabalho bem-feito. A motivação é mais forte quando o reconhecimento desperta emoção, realça um profundo sentido de valor e respeito e fornece uma história que o colaborador possa contar à família, aos amigos e parceiros, talvez por muitos anos.

O reconhecimento é algo que não se pode ver (intangível), mas será a primeira coisa que os seus funcionários lembrarão antes de dar outro passo para os objetivos tanto da empresa como pessoal.
*
Referencias bibliográficas: NELSON, Bob. 1001 maneiras de premiar seus colaboradores. Rio de Janeiro. Ed Sextante,2007.
Fontes: http://www.maurolaruccia.adm.br/trabalhos/lider1.htm.
http://site.suamente.com.br/a-piramide-de-maslow/
http://www.portaldomarketing.com.br/Artigos/maslow.htm
Imagens: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/f/f7/Hierarquia_das_necessidades_de_Maslow.png
http://sorayaromano.files.wordpress.com/2008/08/motivacao1.jpg

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