Gestão - Alimentos & Negócios

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

O Ambiente e o Cliente











"O ambiente é como o cartão de visitas do estabelecimento, uma prévia do que está por vir, no momento da refeição. A aparência importa na hora de escolher onde comer. Um cliente que chega a um restaurante e se depara com um ambiente escuro, pouco iluminado, imagina que o aspecto da cozinha e dos pratos é o mesmo. Um restaurante mal projetado passa a impressão de que a refeição terá o mesmo aspecto", diz a arquiteta Ana Paula Naffah Perez, diretora de projetos da C + A Arquitetura e Interiores.
Nada mais agradável do que está em um restaurante, bar ou lanchonete e ver, sentir e apreciar à alegre, um lugar amistoso, seguro e bem ambientado! Estes são, sem dúvida, uns dos quesitos importantes quando os clientes procuram um local no qual farão suas refeições. Em consequência diiso ocorre o aumento das vendas e lucro para o negócio.
De acordo com Freund (2005, pág. 135) a criação desse ambiente muitas vezes também depende do gerente, especialmente quando se trata da abertura de hotéis e restaurantes. Sendo sua opinião muito valiosa para o setor de compras no momento da escolha dos equipamentos e elementos que vão compor a cozinha, os restaurantes e os bares.
É preciso antes de montar um negócio saber quem é seu público-alvo, e daí, saber que tipo de ambientação se fará no estabelecimento. Quando se pretende criar algo típico de uma região como cantina italiana, aos restaurantes franceses, comida nordestina, etc., deve ter uma preocupação na forma como a decoração irá compor o lugar. Lógico que não é preciso fazer de uma forma rígida (até porque a sua criatividade é que fará o diferencial), mas deve se preocupar em criar uma realidade que remeta o cliente de está de fato no local imaginado. Música, painéis, cardápios e iguarias, vestimentas, iluminação, enfim, tudo deve ser analisado, planejado e executado de forma precisa.
Tenho a certeza que se seguir essa linha seu negócio irá prosperar.


Fontes da citação:http://www.bonde.com.br/bonde.php?id_bonde=1-32--53-20091127
Referencias Bibliográficas:FREUND, Francisco Tommy. Alimentos e Bebidas, Uma visão gerencial.Rio de Janeiro, Ed. SENAC Nacional.2005
Imagem: http://www.hoteleslucerna.com/slides/tijuana-restaurante-bar01.jpg

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