Gestão - Alimentos & Negócios

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Cursos Técnicos no Senai de Alimentos e Bebidas

Os cursos técnicos de alimentos e bebidas do SENAI são voltados para dar qualificação profissional técnica para alunos que já tenham concluído o ensino médio ou o estejam cursando.Neste artigo listamos os estados que disponibilizam este curso: AL, BA, CE, GO, MG, RJ, SC e SP.



Os cursos técnicos de alimentos e bebidas do SENAI são voltados para dar qualificação profissional técnica para alunos que já tenham concluído o ensino médio ou o estejam cursando.
Os cursos técnicos de alimentos e bebidas do SENAI visam habilitar profissionais para coordenar o desenvolvimento dos processos produtivos de alimentos e bebidas seguros, avaliar a qualidade das matérias-primas, dos insumos e dos produtos alimentícios e bebidas, além de garantir o funcionamento de máquinas, equipamentos e instrumentos, tendo em vista a produção para consumo humano e animal, de acordo com normas e legislações sanitárias, ambientais, de segurança no trabalho e da qualidade.



Se você quer fazer um curso técnico de alimentos e bebidas no SENAI, veja as opções abaixo:


CENTRO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL GUSTAVO PAIVA

Endereço: RUA PEDRO AMÉRICO , 18 POÇO

Cidade: MACEIÓ

Estado: AL CEP: 57025-890

DDD: 82 FAX: 3217-1615 Telefone: 3217-1600 / 1646

E-mail: coordadministrativa@al.senai.br



UNIDADE DENDEZEIROS

Endereço: AV. DENDEZEIROS DO BONFIM , 99 BONFIM

Cidade: SALVADOR

Estado: BA CEP: 40415-006

DDD: 71 FAX: 3312-3869 Telefone: 3310-9900

E-mail: sacsenai@fieb.org.br



CENTRO REGIONAL DE TREINAMENTO EM MOAGEM E PANIFICAÇÃO – SENADOR JOSÉ DIAS DE MACEDO

Endereço: Rua Benedito Macêdo , 77 Cais do Porto

Cidade: FORTALEZA

Estado: CE CEP: 60180-900

DDD: 85 FAX: 3421-5100 Telefone: 3421-5100

E-mail: senai-ce-certrem@sfiec.org.br



CENTRO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL HÉLCIO REZENDE DIAS

Endereço: RODOVIA DARLY SANTOS , S/Nº GUARANHUS

Cidade: VILA VELHA

Estado: ES CEP: 29103-610

DDD: 27 FAX: 3399-5806 Telefone: 3399-5800

E-mail: cephrd@findes.org.br



ESCOLA SENAI DE VILA CANAÃ

Endereço: RUA PROF. LÁZARO COSTA , 348 VILA CANAÃ

Cidade: GOIÂNIA

Estado: GO CEP: 74415-420

DDD: 62 FAX: Telefone: 3235-8100

E-mail: canaa.senai@sistemafieg.org.br



ENTRO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL AMÉRICO RENÊ GIANNETTI

Endereço: AV. ANTÔNIO CARLOS , 561 LAGOINHA

Cidade: BELO HORIZONTE

Estado: MG CEP: 31210-010

DDD: 31 FAX: Telefone: 3422-5023 / 5030 / 5031

E-mail: arg@fiemg.com.br


PARA MAIORES INFORMAÇÕES DE OUTRAS LOCALIDADES, ACESSE:
http://www.sempretops.com/cursos/cursos-tecnicos-no-senai-de-alimentos-e-bebidas/





terça-feira, 31 de julho de 2012

Procon-AL promove curso virtual para consumidor conhecer seus direitos

O curso é gratuito e tem o objetivo de capacitar o cidadão para deixá-lo mais consciente e informado



O Procon/AL – órgão vinculado à Secretaria de Estado da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos –, em parceria com a Escola Nacional de Defesa do Consumidor (ENDC) vai realizar um curso virtual para o consumidor. As inscrições começaram em 27 de julho e vão até o dia 6 de agosto, através do site: http://www.procon.al.gov.br./ / http://www.procon.al.gov.br/inscricoes/curso-virtual-para-o-jovem-consumidor

O curso é gratuito e tem o objetivo de capacitar o cidadão para deixá-lo mais consciente e informado sobre os seus direitos nas relações de consumo.

As aulas serão realizadas em módulos que abordarão diversos temas de consumo e vão começar no dia 18 de setembro, com duração de 60 horas.

As informações reunidas são organizadas em linguagem acessível e direta, facilitando para o consumidor tomar decisões mais maduras nas situações de consumo que permeiam o cotidiano.

"Vale ressaltar que após a conclusão da capacitação, os participantes vão receber certificados expedidos pela ENDC", explica o diretor de relações institucionais do Procon/AL, Leandro Azevedo.

O diferencial do curso é poder disponibilizar educação a distância sem se preocupar com as limitações geográficas. Para iniciar as aulas, os alunos só terão de acessar o site www.mj.gov.br/endc/virtual, a partir do login e senha que serão disponibilizados a partir da inscrição.




Fonte: http://www.maceioagora.com.br/noticia/2012/7/30/proconal_promove_curso_virtual_para_consumidor_conhecer_seus_direitos  
Imagem:
http://www.wallstreetfitness.com.br/fique_por_dentro/artigo/3484/procon-al-e-conselho-regional-de-educacao-fisica-fiscalizam-academias/

domingo, 10 de junho de 2012

Você está preparado para satisfazer os desejos dos seus clientes?


Imagine uma situação. Você tem uma empresa conceituada no ramo de festas, possui um Buffet de nome, onde serve variados tipos de pratos. Mas de repente, você se depara com um pedido de um cliente de ultima hora. O seu cliente muda alguns itens do cardápio por questões ideológicas ou religiosas. O que você faz? Diz que é impossível fazer o que ele pede, e manda ele se virar e arrumar alguém que faça por fora, ou  tenta surpreender o seu cliente e aceita esse desafio?
Muitas empresas ficam com a primeira opção por questões de comodismo. Tudo bem, nem todo mundo tem estrutura ou aptidão para fugir do tradicional, mas será que a satisfação do cliente poderia vir em primeiro lugar?
As vezes é bom está preparado para uma variedade de clientela, que uma empresa possa está disposta a atender. É importante, antes de fechar um negocio realizar uma pesquisa da preferência do cliente, se ele possui alguma crença ou doutrina, até um estilo de vida, e propor um cardápio que possa trazer o bem estar, a satisfação e a indicações futuras por prestar um serviço bem eficiente e eficaz.

Qualidade alimentar


A qualidade alimentar vai muito além de uma comida livre de riscos e perigos físicos, químicos ou microbiológicos durante o preparo. Ela engloba que tipo de matéria prima, ou seja, a sua origem, os processos que passou antes de torna-se insumos de preparos os alimentos que chegam à mesa do consumidor.
Será que de fato estamos preocupados com a saúde dos nossos clientes?
Muitos alimentos apresentados causam sérios riscos a saúde humana, dentre elas o câncer. O abuso na utilização de gorduras trans, alimentos com nitritos e nitratos, entre outros elementos industrializados, tem gerado polemica. Em alguns países, a introdução de algumas substâncias, ou formas de preparos, estão sendo questionadas e até proibidas da sua utilização.
Todo cuidado é pouco. Por isso é bom sempre consultar os órgãos competentes, e suas normativas e resoluções (ANVISA, por exemplo) antes de qualquer processamento, principalmente a nível industrial.
Leia sempre a rotulagem dos produtos antes de optar pela utilização.

Acessibilidade em bares e restaurantes

Olá,
Um assunto bastante importante para quem deseja abrir ou já tenha uma estabelecimento é a observância da  Acessibilidade. Permitir que o acesso de seu estabelecimento seja feito por todos é uma obrigação e um dever a cidadania as pessoas com deficiência.
A matéria abaixo mostra um pouco sobre esse assunto:

Assim que um empresário decide abrir um bar ou restaurante é necessário observar se o local já é acessível, ou se nele é permitido fazer reformas para adaptá-lo aos requisitos atuais de acessibilidade.
E o que é considerado um ambiente acessível? É definido como acessível um local livre das barreiras que impeçam o fluxo dos clientes pelo estabelecimento, desde a entrada.
E por que se preocupar com isto? A acessibilidade além de ser uma lei cada vez mais fiscalizada, é um ato de cidadania e mostra a preocupação que a empresa tem com as pessoas. Um espaço acessível facilita o deslocamento de todos, e consequentemente auxilia nos fluxos de funcionários e mercadorias. Também beneficia a visualização do cliente sobre determinado produto ou serviço, o que pode acarretar em aumento de vendas e a satisfação final do consumidor.
Abaixo seguem estão alguns itens da norma brasileira de acessibilidade para restaurantes, bares e similares:
1. É necessário que pelo menos 5% do total das mesas, com no mínimo uma, seja acessível à pessoa cadeirante. Esta porcentagem também é válida para o buffet e caixa. As mesas devem ser integradas às demais, para que sejam oferecidas todas as habituais comodidades e serviços disponíveis no local. Em alguns estabelecimentos observam-se certas incoerências em relação ao assunto, por exemplo, espaços destinados às pessoas com mobilidade reduzida localizados no segundo pavimento, com o acesso obrigatório realizado por escadas, ou mesas isoladas do restante do salão. O cliente está cada vez mais informado e percebe quando as adequações são excludentes.
2. O estabelecimento deve oferecer exemplares do cardápio em braile.
3. Atente-se para as medidas, principalmente em relação às alturas. Nos balcões de auto-serviço, a altura máxima é de 85 cm.Também é necessária uma área de aproximação de 90 cm. Veja a figura 1.
clip_image002

4. Os caixas de pagamento e atendimentos rápidos devem possuir altura máxima de 105 cm do piso. Veja figura 2.
clip_image004
E lembrem-se! Não devemos considerar somente como beneficiários os portadores de algum tipo de necessidade especial permanente, mas também os portadores de necessidades especiais momentâneas, que podem ser qualquer um de nós, em determinada época da vida. A gravidez, uma perna quebrada, torção no pé ou até mesmo uma gripe, deixam as pessoas incapazes de exercer uma atividade com a mesma intensidade. E nestes momentos, como seria bom se não existissem degraus, se o local fosse bem sinalizado, se as rampas e passeios tivessem a inclinação correta e demais condições de acessibilidade respeitadas.

Fonte: http://gestaoderestaurantes.com.br/blog/index.php/2012/05/16/acessibilidade-em-bares-e-restaurantes/

Autoria: Drielly Madeira – Designer de interiores do escritório M&N Ambientes, pós-graduada em Gestão de Marcas e Identidade Corporativa. Site: http://www.mnambientes.com/; e-mail: contato@mnambientes.com Fone: (31) 3654 3013 // (31) 9821 4275

sexta-feira, 4 de maio de 2012

Projeto do governo brasileiro usa produção de alimentos como método de ensino

Crianças de 70 escolas estão sendo ensinadas a partir do que cultivam em pequenas hortas.

Um projeto do governo brasileiro, em parceria com a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), está chamando a atenção no exterior. Crianças de 70 escolas públicas de todo o país estão sendo ensinadas a partir do que cultivam em pequenas hortas.


Representantes de 16 países estiveram em uma escola do município de Formosa, no interior de Goiás, para conhecer a iniciativa. O que as crianças aprendem serve para o ensino de diversas matérias na sala de aula.


— A gente aprende a fazer produção de texto, texto sobre a horta, aprende a origem dos alimentos, faz mapa, desenha, traduz tudo para o inglês — comenta a estudante da 5ª série Kênia Cristina Vieira, 10 anos.


— Em Geografia eles podem trabalhar o solo. Eles trabalham Ciências com o desenvolvimento das plantas e os animais invertebrados que aparecem na horta. Na Matemática, situações problemas relacionadas à quantidade plantada, expectativa de colheita, interpretações de gráficos e tabelas. Aquilo que você aprende fazendo, colocando a mão na massa, é mais gratificante, o resultado é bem melhor — explica a coordenadora da horta, Ana Maria Gomes.


A ideia de usar alimentos como método de ensino não veio por acaso.


— Foi pelo aumento da obesidade, transição da desnutrição para a obesidade, essa americanização da alimentação. A horta traz esse cuidado, pensar de onde vem a comida, de como a gente se alimenta, que tipo de escolha a gente faz — explica o consultor da FAO, Juarez Calil.


As aulas são preparadas de acordo com cada região.


— A gente pode explorar a seca do sertão, semiárido, a realidade dos municípios à margem do Rio São Francisco. Cada prefeitura planeja dentro da sua autonomia, do sistema de ensino, a forma como ela vai explorar o projeto dentro dessa metodologia que articula as áreas de educação, nutrição e meio ambiente — comenta Calil.


A novidade aplicada nas escolas brasileiras deve chegar em breve a Moçambique.


— É diferente, porque nós trabalhamos mais no âmbito pedagógico e não incluímos como componente em várias disciplinas. É uma experiência bastante positiva, que irei levar para lá e acredito que, com mais tempo, conseguiremos atingir os níveis que estão atingindo aqui no Brasil — comenta o engenheiro agrônomo de Moçambique, Hélder Carlos Vieira Diva.

A equipe do Canal Rural viajou a Formosa a convite do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação.


CANAL RURAL

Fonte: http://agricultura.ruralbr.com.br/noticia/2012/04/projeto-do-governo-brasileiro-usa-producao-de-alimentos-como-metodo-de-ensino-3736102.html

quinta-feira, 26 de abril de 2012

4º Simpósio de Segurança Alimentar



Nesta quarta edição o Simpósio de Segurança Alimentar (SSA4) retorna a suas origens, em vários sentidos. Inicia-se por escolher novamente Gramado para sediar o evento; segue-se por escolher este assunto como seu tema, baseando-se nas tendências mundiais cada vez mais fortes, de uma valorização das tradições, das raízes, sobretudo na alimentação. Ainda, buscou-se experiências positivas de segurança alimentar no local original, resultando em novas parcerias e inclusão de novos assuntos, mas trazendo, mais uma vez, palestrantes apreciados nas primeiras edições, para nos atualizar sobre o que aconteceu no período.

O SSA retorna a suas origens, mas mantem o propósito de oferecer um espaço de discussão de temas atuais e, porque não dizer polêmicos, ligados à Segurança Alimentar, oportunizando o conhecimento das distintas visões sobre o assunto, não com o intuito de fomentar confrontos, mas de construir um entendimento mútuo sobre esta questão tão relevante para o desenvolvimento da nação. Isto está representado pelo ponto de interrogação que já questiona e busca respostas para como deve acontecer este retorno no mundo contemporâneo. Neste contexto, os temas a serem discutidos nesta edição são: Tendências da alimentação, Comunicação e alimentos, direito à alimentação, Sustentabilidade e produção de alimentos e Garantia da qualidade.

Inscrições e mais informações no site: http://www.sbctars.ufrgs.br/ssa4/
 
 
 
Fonte: http://www.sbctars.ufrgs.br/ssa4/

Controle de Custos




Algumas definições:

  • Custo: é o conjunto de gastos, os quais ocorrem para a existência de um produto e/ou serviço prestado.
  • Custo da refeição: resulta da relação entre as despesas totais realizadas e o número das refeições que foram produzidas.
  • Despesas: resulta dos valores pagos por mercadorias, serviços, mão de obra, impostos, ou seja, todos os gastos necessários para a realização e manutenção do serviço.
Classificação dos Custos

Os custos se classificam em:

Variáveis - os custos sofrem variação em função da produção, quando estiver relacionado a: água, luz, gás, material de limpeza, etc;
Fixos - os custos não variam em função da produção quando estiver relacionado a: salários dos empregados, encargos sociais, seguros, aluguel, etc;

Custo da refeição, calcula-se com base nos gastos seguintes:

  • Matéria-prima
  • Mão de obra
  • Encargos sociais
  • Energia elétrica
  • Gás
  • Água
  • Material de higiene
  • Depreciação dos equipamentos
  • Descartáveis.
Como Calcular o Custo da Refeição

Calcula-se através do cardápio padrão mais somatório de todas as despesas dividido pelo número de refeições. CP + D/R = CR (custo refeição)
e, através do custo do cardápio diário, o qual é encontrado pelo somatório do per capta, fator de correção, peso bruto, preço unitário de cada gênero alimentício.

Per capta

É a quantidade suficiente para atender um indivíduo/ comensal, atendendo através deste um grupo de pessoas. Sendo o principal instrumento para a que se possa elaborar os custos em um cardápio e esta relacionado ao peso liquido do alimento.
Ex.: Batata doce com charque (p/ uma pessoa) -
batata doce: 70 g
charque: 40 g

Fator Correção ou Índice de Partes Comestíveis

Refere-se ao peso bruto, ou seja, in natura e ao peso líquido, depois do processo.
É necessário para planejar a quantidade do cardápio e os seus gêneros, utilizando as fórmulas:

PL: PB/FC
PB: PL x FC

Ex.: utiliza-se em uma receita 300g de cenoura descascada, de acordo com a ficha técnica do preparo da receita, sabe-se que o fator correção para este alimento é de 1.51 e que custa 0,90 centavos o quilo, logo usa-se a fórmula: PL X FC =300 x 1,51 = 453 g.
Para achar o custo da refeição: PB X VALOR = 453 x 0,90 = R$ 0,41.

Vale para vários tipos de alimentos, como beterraba, nabo, abóbora, alface, acelga, em fim as hostalícias em geral.


Percentual de Desperdício (%D)

%D = (PB - PL) x 100/ PB

Percentual de Utilização (%U)

%U = PL x 100/ PB

quinta-feira, 19 de abril de 2012

World Nutrition Rio 2012

Programado para ser o maior congresso de nutrição em saúde pública já realizado, o WNR2012 terá como tema "Nutrição Mundial: Conhecimento, Política e Ação". Ao final do encontro será elaborado um documento com orientações para futuras políticas públicas na área de alimentação.

Quando - 27/04/2012 09:00 até 30/04/2012  às 12:30 h
Onde - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, RIO DE JANEIRO/RJ
Telefone do Contato 21 2548-5141




Inscrições, Programação, Documentos preparatórios e Contato no site a seguir: http://www.redesan.ufrgs.br/world-nutrition-rio-2012/?searchterm=None

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Seminário - Políticas públicas e participação popular: desafios e possibilidades

O PET-CONEXÕES DE SABERES SERVIÇO SOCIAL, promove nos dias 24 e 26 de abril (Maceió -  AL), o seminário "Políticas públicas e participação popular: desafios e possibilidades", com o objetivo de conhecer e debater as políticas de assistência social, reforma agrária, juventude e segurança alimentar e nutricional; enfocando a efetividade da participação popular nessas políticas.


Desse modo o PET abre espaço para uma reflexão desafiadora, tendo em vista a importância da (re)construção do papel de protagonista a ser assumido pela população frente às diferentes políticas públicas.

Para esse exercício de reflexão, o PET Conexões de Saberes Serviço Social convidou profissionais e usuários e espera estar cumprindo a tarefa de inserir a UFAL em uma discussão de interesse da comunidade universitária e da população.
 
Com discussões temáticas em:
 
  • Assistência social e participação popular
  • Política da juventude e participação popular
  • Política agrária e participação popular
  • Política de segurança alimentar e nutricional e participação popular
 
Atenção, vagas limitas, então se inscrevam já!



Inscrições para o Seminário Políticas públicas e participação popular: desafios e possibilidades
 
 
 
Fonte: PET - Conexões de Saberes - Serviço Social - UFAL

terça-feira, 17 de abril de 2012

Determinação da Vida de Prateleira nos Alimentos

A vida de prateleira de um alimento, vulgarmente conhecida por validade, é o período temporal no qual um alimento se mantém seguro para o consumidor, mantém as características sensoriais, físicas, químicas e funcionais desejadas, e cumpre com as características nutricionais evidenciadas na rotulagem, sob as condições de armazenagem recomendadas. Em suma, o alimento enquanto válido terá de cumprir dois condições essenciais – segurança e qualidade – embora seja praticamente impossível garantir a qualidade a partir do momento em que alimento se torna inseguro.




Os alimentos são sistemas complexos e activos. Assim, para avaliar a de vida de prateleira, tem que se compreender o conjunto de reacções microbiológicas, enzimáticas e físico-químicas que existem no seu interior, e identificar os motivos e mecanismos responsáveis pela sua degradação ou perda de características. Muitos desses motivos e mecanismos são identificados no decurso da implementação do sistema de HACCP (principio 1 e 2), bem como, o estabelecimento de limites críticos para esses riscos (principio 3) que irão servir de referência para determinar a fronteira entre a conformidade e não conformidade de um alimento de modo a poder-se criar modelos que permitam calcular o seu tempo de validade. É portanto aconselhável, que o estabelecimento de vida de prateleira de um alimento se faça paralelamente com a implementação do sistema de HACCP.



A vida de prateleira é normalmente estimada com base em produtos semelhantes existentes no mercado ou em registos existentes. No entanto, para um alimento que se tenha de determinar a sua vida de prateleira de raiz, a maneira mais comum e directa é simular as condições desde a armazenagem, distribuição, exposição e uso por parte do consumidor registando a sua evolução e alterações ao longo do tempo. Este tipo de determinação é admissível para produtos com validades pequenas, mas para produtos com validades grandes isto significa uma grande disponibilidade de tempo e dinheiro para as sucessivas análises, algo que as empresas não têm ou não querem empregar, quer por motivos de exigência dos consumidores e concorrência que obrigam as empresas a colocar produtos novos o mais rapidamente possível no mercado, quer por motivos óbvios de controlo de gastos. A alternativa é utilizar-se métodos rápidos de determinação da vida de prateleira nos quais o alimento é acondicionado perante condições físico-químicas que aceleram a sua deterioração. Isto não significa obrigatoriamente o aumento da temperatura pois em determinados alimentos compostos, como o pão, o aumento da temperatura aumenta as suas qualidades. Estas condições referem-se principalmente à cristalização dos açúcares, aumento da actividade da água (Aw), desnaturação das proteínas, alteração dos compostos gordos, etc.



Outra forma de determinar mais rapidamente a vida de prateleira é utilizando modelos de previsão baseados em relações matemáticas e estatísticos. Estes modelos são utilizados especialmente para avaliar a evolução microbiológica no alimento e dependem de três factores: factores intrínsecos, relacionados com produto, onde o pH e o Aw são as variáveis mais importantes; factores extrínsecos, relacionados com o ambiente, na qual a temperatura é a variável mais importante; e factores implícitos relacionados com o comportamento dos microrganismos perante a combinação dos factores intrínsecos e extrínsecos. Isto significa que combinando valores de pH, Aw e temperatura, poderá ser proporcionado condições para um maior desenvolvimento microbiológico no alimento, ou pelo contrário, inibir o seu crescimento.



Normalmente as empresas deparam-se com três cenários possíveis para o cálculo da vida de prateleira. Um que corresponde a condições óptimas de manipulação e armazenagem (gera uma validade elevada), outro onde alguns abusos na manipulação e armazenagem são admitidos, e finalmente, um cenário onde o alimento passa por condições adversas de manuseio e acondicionamento. Por norma, o primeiro e último cenário são ignorados, pois se no primeiro as condições admitidas são inatingíveis devido à sua excessiva perfeição, o último ocasiona um subaproveitamento da vida de prateleira potencial do alimento. Deste modo, opta-se pelo cenário intermédio, no qual muitas empresas, como margem de segurança extra, optam por dar cerca 75% da validade calculada ao alimento.



Apesar dos métodos aqui descritos serem os mais comuns nos cálculos da vida de prateleira de um alimento, deve-se ter em conta que essa determinação, muito raramente, é igual à realidade pois erros e problemas irão sempre existir durante a cadeia de distribuição e especial durante o manuseamento por parte do consumidor, razão pelo qual muitas empresas optam pela margem extra de segurança. Afinal, o estudo da vida de prateleira não é mais do que experiências controladas que não podem cobrir todas as eventualidades.



Joaquim Dias, Engenheiro Alimentar




Fonte: http://www.hipersuper.pt/2007/01/19/Determina_o_da_Vida_de_Pratelei/

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Alagoas - Vigilância Sanitária realiza campanha Alimentos Seguros - Vida Saudável




Com o objetivo orientar a população sobre os cuidados com a alimentação no período do Carnaval, a Diretoria de Vigilância Sanitária da Secretaria de Estado da Saúde realiza a sexta edição da campanha Alimentos Seguros - Vida Saudável. A ideia é sensibilizar a população para a importância de manter uma alimentação livre de perigos à saúde. Durante a ação, equipes de fiscalização percorrerão todo o Litoral, em especial as cidades com maior circulação de foliões, como as Barras de Santo Antônio e São Miguel, Marechal Deodoro, Paripueira, Japaratinga e Maragogi. Os fiscais vão inspecionar restaurantes, barracas de praia e ambulantes, averiguando as condições de cada local. De acordo com a gerente de Alimentos da Divisa, Márcia Maria Alves, a campanha acontece durante todo o período carnavalesco e terá a parceria das vigilâncias municipais. Além disso, a Vigilância Sanitária vai orientar as pessoas a exigirem seus direitos, tornando-se parceiras do órgão. Para atender às denúncias, a Divisa trabalhará em regime de plantão, das oito da manhã às cinco da tarde. As reclamações poderão ser feitas pelos telefones 3315-3779 e 3315-6691 ou na sede da diretoria, na Rua Sete de Setembro, 50, Centro de Maceió.



 
Fonte: http://www.saude.al.gov.br/assuntosgerais/vigilanciasanitariarealizacampanhaa

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Produção de Alimentos com Consciência Ambiental




A Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul apóia a 16ª Edição do Showtec 2012, que será realizado nos dias 25,26 e 27 de janeiro, em Maracaju, Mato Grosso do Sul.
O Tema da 16ª edição do Showtec “Produção de Alimentos com Consciência Ambiental” traz os avanços tecnológicos da pesquisa para o setor produtivo e a sua relação com os recursos naturais. O evento abordará temas e novas tecnologias capazes de auxiliar no aumento da produtividade com contribuições para o meio ambiente.
Durante o Showtec diferentes sistemas e alternativas socioeconomicamente viáveis e capazes de contribuir para o melhor desenvolvimento da produção agropecuária serão transferidos a produtores rurais e profissionais do agronegócio.

Cultura da Soja e Milho

Cerca de 17 instituições de pesquisa e empresas produtoras de sementes participarão do Showtec apresentando características e recomendações de 80 cultivares de soja, sendo 20 lançamentos.


Recuperação de pastagens

Apresentação de novas tecnologias para a produção de alimentos em áreas de pastagens degradadas. Sistema Agrosilvipastoril: produção de grãos, carne e madeira. Plantio direto no Sistema Integração Lavoura-Pecuária (ILP). Consórcio milho / pastagem. Adubação de pastagens. Espécies forrageiras solteiras ou consorciadas e suas indicações. Vantagens e dificuldades do sistema ILP. Campos demonstrativos com mais de 35 espécies forrageiras. Novas tecnologias para confinamento bovino, nutrição e saúde animal.

Máquinas, Implementos Agrícolas, Veículos, Agricultura de Precisão e Negócios
As melhores empresas fabricantes e revendedores do Brasil farão lançamento e exposição de novos tratores, colheitadeiras, plataformas de colheita, plantadeiras, pulverizadores, distribuidores de fertilizantes a lanço, carretas, veículos e caminhões.


Cana-de-Açúcar e Agroenergia

Com apoio da Biosul, o Showtec busca a integração das novas cadeias produtivas com o produtor rural, mostrando como a diversificação pode assegurar mais segurança e rentabilidade para sua atividade.

Giros Tecnológicos

Serão realizadas mais de 50 palestras por pesquisadores e especialistas de diferentes entidades do Brasil através dos Giros Tecnológicos pela Produção de Alimentos com Consciência Ambiental; Experiência de Produtores Rurais com Produção de Alimentos em Áreas Degradadas; Tecnologias para o Incremento da Produtividade do Sistema Soja e Milho Safrinha; Avanços da Agricultura de Precisão; Cana-de-Açúcar como Diversificação da Atividade e Florestas Plantadas.
Cada Giro Tecnológico consiste de várias mini-palestras que são apresentadas a campo, abordando novas tecnologias e informações importantes para o incremento da produtividade.

Ainda dá tempo em comparecer ao evento que vai até amanhã, 27/01.

Mais informações no site http://www.fundacaoms.org.br/
Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul - FAMASUL

http://www.famasul.com.br/


Fonte: http://www.canaldoprodutor.com.br/comunicacao/noticias/producao-de-alimentos-com-consciencia-ambiental

Produtos Orgânicos - Bom Negócio para o Setor de Restaurantes






A onda dos alimentos orgânicos, vem conquistando cada vez mais adeptos no Brasil, a exemplo do que já ocorre há algum tempo na Europa. A crescente preocupação com os hábitos alimentares e a busca por produtos saudáveis, livres de resíduos químicos, surge como uma ótima oportunidade de negócios para os empresários do setor de restaurantes.
 
 
Mercado



Na parte de produtos, o mercado também é aquecido. Nos últimos dez anos, o setor registrou crescimento de 870%. Dados da Associação Brasileira da Indústria de Alimentos Dietéticos e Para Fins Especiais (Abiad) demonstram que, este ano, o volume de negócios deve crescer 30% e o faturamento chegar a cerca de US$ 3 bilhões.

E não são apenas os supermercados que abriram as portas para esse tipo de alimento. Já existem restaurantes adotando ingredientes sem agrotóxicos em seus cardápios. É uma boa oportunidade para abrir um restaurante que ofereça pratos com esses produtos.

Uma das vantagens dos orgânicos é que eles demoram mais a perecer do que os produtos com agrotóxicos, o que diminui os desperdícios, mas é preciso ter muito cuidado na hora de selecionar os fornecedores.

Os produtos orgânicos devem ser certificados por entidades e em geral são de 30% a 40% mais caros que os tradicionais. Por isso, apesar de se conservarem por mais tempo, o empresário não deve manter uma quantidade muito grande em estoque, sob pena de ficar com capital empatado. Por exemplo, a entrega de verduras, legumes e frutas deve ser diária. Elena recomenda substituir produtos que estejam na entressafra.

Além do restaurante, é interessante manter no mesmo endereço, uma loja e uma lanchonete de produtos naturais, que ajudam a reforçar o caixa.


Localização


A localização é determinante para os negócios. É preciso atender bem, fidelizar os clientes e oferecer um ambiente familiar, mas de bom gosto.


Começando

- É preciso ter muito cuidado na hora de selecionar os fornecedores. Os produtos orgânicos devem ser certificados por entidades representativas do setor.

- Os produtos orgânicos em geral são de 30% a 40% mais caros que os tradicionais. Por isso, apesar de se conservarem por mais tempo, o empresário não deve manter uma quantidade muito grande em estoque, sob pena de ficar com capital empatado.

- Alguns pontos importantes para um bom desempenho do negócio são produtos com boa aparência e qualidade, cardápio variado, rapidez no atendimento, preços acessíveis, muita higiene e limpeza.

- Para montar um restaurante orgânico, é essencial que o ponto esteja instalado em um lugar movimentado, já que em pequenos bairros não há mercado consumidor suficiente. - A estocagem dos alimentos requer local seco, fresco e limpo.

- Utilize prateleiras para guardar todos os produtos e conserve em armazenamento apenas os alimentos que não são perecíveis.

- Procure uma combinação criativa de, pelo menos, oito pratos quentes, dez frios e ainda ofereça variedades de sobremesa.


 
 
Fonte:
 


segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

RESTAURANTES BRASILEIROS ADEREM À TECNOLOGIA PARA OTIMIZAR O ATENDIMENTO





São Paulo, 5 de dezembro de 2011 – Com a correria das grandes cidades e o tempo cada vez mais curto, os restaurantes brasileiros, principalmente, das capitais, têm adotado softwares, programas e aplicativos para agilizar o atendimento, diminuir o número de filas, atender mais cliente e deixar o freguês satisfeito.


No Bar Brahma, na capital paulista, a Esys Colibri, líder brasileira no segmento de software para bares e restaurantes, implantou o Pad +, transformando o iPad, da Apple, em cardápio multimídia. Outros restaurantes já começam a aderir ao cardápio no tablet para atrair mais cliente e aumentar a venda dos pratos, que ficam muito mais atraentes na tela do iPad. Já na hamburgueria Mr. Jacks, também em São Paulo, o celular virou bloco de anotação de comandas, com o Comanda Via Celular. O garçom registra todos os pedidos no celular e envia para a cozinha, caixa e bar.


Para diminuir as filas, a Esys Colibri firmou parceria com o maior portal de reservas de mesa da América Latina, o Restorando (http://www.restorando.com.br/). E para melhorar a interface entre restaurante e delivery fechou parceria com o portal uruguaio PedidosJá (http://www.pedidosja.com.br/).


“A automação comercial, além de organizar as finanças e os controles de estoque e de caixa, também é essencial para aproximar o restaurante do cliente. Com todas as etapas do processo e do trabalho automatizadas, o serviço fica mais rápido e mais dinâmico, diminuindo as chances de erro e de espera. O freguês acaba tendo um tempo maior para apreciar a refeição e fica mais satisfeito”, afirma Mauricio Medeiros, presidente da Esys Colibri.


Sobre a Esys Colibri

Há 25 anos no mercado de automação comercial, a Esys Colibri é líder no segmento de software para bares e restaurantes no Brasil. Possui 16 mil clientes em sua carteira e conta com um crescimento médio de 1,2 mil novos clientes por ano. Focada em inovação, a empresa investe constantemente no desenvolvimento e aperfeiçoamento de softwares que dão total suporte à gestão de bares e restaurantes, incluindo gerenciamento de estoques e suprimentos, obtenção de pedidos, distribuição, entrega e faturamento. Além do Colibri - o aplicativo para bares, restaurantes, padarias, lanchonetes e casas noturnas mais vendido no Brasil -, a empresa comercializa ainda os produtos Girassol Evolution, Colibri BI, Colibri Card, Colibri Store, Girassol Store, Colibri X-POS, e Colibri R.RM.




INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Cia da Informação – Esys Colibri

http://www.ciadainformacao.com.br/

Bruno Athayde Soares – Account Manager

bruno.soares@ciadainformacao.com.br

Tel: 55 11 3074-3444

Camila Melim

camila.melim@ciadainformacao.com.br

Tel: 55 11 3074-3445

Geisa Pavanelli

geisa@restorando.com.br

tel: 55 11 3711-9383


Camila Melim Companhia da Informação - The Information Company 55 11 3074-3445 - 55 11 8584-0298 Skype: camila.melimcamila.melim@ciadainformacao.com.br

domingo, 22 de janeiro de 2012

Espumante da Disney - Suspensão de Vendas -



A defensoria  recomenda suspensão de vendas, já que a bebida lançada pela Cereser estaria violando o Estatuto da Criança e do Adolescente. A bebida gaseificada sem álcool para crianças faz toda referência aos espumantes para adultos com todo o formato do produto. Realmente uma irresponsabilidade por parte do fabricante, levando logicamente à um incentivo ilícito de bebidas (com álcool) no futuro. Não se engane pela aparência divertida e pelo simples fato de não conter álcool. Sejam conscientes! Esta é minha opnião!

Viviany Alves.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...