Gestão - Alimentos & Negócios

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Produtos Orgânicos - Bom Negócio para o Setor de Restaurantes






A onda dos alimentos orgânicos, vem conquistando cada vez mais adeptos no Brasil, a exemplo do que já ocorre há algum tempo na Europa. A crescente preocupação com os hábitos alimentares e a busca por produtos saudáveis, livres de resíduos químicos, surge como uma ótima oportunidade de negócios para os empresários do setor de restaurantes.
 
 
Mercado



Na parte de produtos, o mercado também é aquecido. Nos últimos dez anos, o setor registrou crescimento de 870%. Dados da Associação Brasileira da Indústria de Alimentos Dietéticos e Para Fins Especiais (Abiad) demonstram que, este ano, o volume de negócios deve crescer 30% e o faturamento chegar a cerca de US$ 3 bilhões.

E não são apenas os supermercados que abriram as portas para esse tipo de alimento. Já existem restaurantes adotando ingredientes sem agrotóxicos em seus cardápios. É uma boa oportunidade para abrir um restaurante que ofereça pratos com esses produtos.

Uma das vantagens dos orgânicos é que eles demoram mais a perecer do que os produtos com agrotóxicos, o que diminui os desperdícios, mas é preciso ter muito cuidado na hora de selecionar os fornecedores.

Os produtos orgânicos devem ser certificados por entidades e em geral são de 30% a 40% mais caros que os tradicionais. Por isso, apesar de se conservarem por mais tempo, o empresário não deve manter uma quantidade muito grande em estoque, sob pena de ficar com capital empatado. Por exemplo, a entrega de verduras, legumes e frutas deve ser diária. Elena recomenda substituir produtos que estejam na entressafra.

Além do restaurante, é interessante manter no mesmo endereço, uma loja e uma lanchonete de produtos naturais, que ajudam a reforçar o caixa.


Localização


A localização é determinante para os negócios. É preciso atender bem, fidelizar os clientes e oferecer um ambiente familiar, mas de bom gosto.


Começando

- É preciso ter muito cuidado na hora de selecionar os fornecedores. Os produtos orgânicos devem ser certificados por entidades representativas do setor.

- Os produtos orgânicos em geral são de 30% a 40% mais caros que os tradicionais. Por isso, apesar de se conservarem por mais tempo, o empresário não deve manter uma quantidade muito grande em estoque, sob pena de ficar com capital empatado.

- Alguns pontos importantes para um bom desempenho do negócio são produtos com boa aparência e qualidade, cardápio variado, rapidez no atendimento, preços acessíveis, muita higiene e limpeza.

- Para montar um restaurante orgânico, é essencial que o ponto esteja instalado em um lugar movimentado, já que em pequenos bairros não há mercado consumidor suficiente. - A estocagem dos alimentos requer local seco, fresco e limpo.

- Utilize prateleiras para guardar todos os produtos e conserve em armazenamento apenas os alimentos que não são perecíveis.

- Procure uma combinação criativa de, pelo menos, oito pratos quentes, dez frios e ainda ofereça variedades de sobremesa.


 
 
Fonte:
 


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