Gestão - Alimentos & Negócios

sábado, 20 de fevereiro de 2010

Controle de Qualidade dos Alimentos




O Controle de qualidade dos alimentos tornou-se essencial para garantia de qualidade na produção alimentícia. O controle de qualidade começa apartir dos insumos até o seu produto final, pronto para o consumo.

São avaliados várias etapas da produção, além de contar com uma equipe técnica e outros pré-requisito como príncipios do HACCP, Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC). Que avalia a qualidade e segurança alimentar. Desta forma previnindo e atuando com ações corretivas no processo produtivo.

Também é aplicado treinamentos para os manipuladores. Ganhando tempo e qualidade na produção. Sem esquecer do Manual de Boas Práticas de Fabricação BPF, com normas de procedimentos. Assim como já foi definido aqui no tópico "Manual de Boas Práticas". Preenchendo corretamente os formulários e planilhas de monitoramento da produção. Realizando as análises microbiológicas, se por ventura for preciso usá-las para descobrir algum erro ou perigo que ocorreu durante a produção. E corrigindo-os posteriormente.

O Controle de Qualidade do Alimentos vai precisar de um bom planejamento e cuidado na hora de executar, sem esquecer de nem um detalhe por mais simples que seja. Verificando os produtos de limpezas e desinfeção que são utilizados pelos colaboradores e ou/ manipuladores, certificando-se do controle de pragas e o controle de água do abastecimento que é usada para produção.

Faça seu planejamento para uma produção efetiva e mantenha a qualidade dos alimentos!

3 comentários:

  1. Eu preciso de uma definição para controle de qualidade em Indústria de alimentos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Controle de qualidade é uma forma de que seu produto esteja conforme com as expectativas dos clientes. Nisso deve-se verificar a entra o processo (com entradas e insumos- tudo que adicione valor), o seu desempenho (confiança, rapidez, eficiência e eficácia, qualidade e flexibilidade), e aplicação das ferramentas de aplicação para garantir a segurança do produto e o agrado dos clientes, bem como garantir o controle interno de perdas e gastos. Algo só é considerado de qualidade quando atinge as esperado ou vai além do que imagina o cliente.

      Excluir
  2. E para conseguir trabalho na área?

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...