Gestão - Alimentos & Negócios

sábado, 18 de dezembro de 2010

Quem não gosta de sorvete não tem visão do que é bom!

Quem não gosta de sorvete não tem visão do que é bom! Ou seria sabor? Pode ser os dois, dependendo do ponto de vista!

O SORVETE sem dúvida e umas das delícias mais requisitadas no mundo todo. E nesse calor então nem se fala, privilégio para nós, país tropical! Não é a toa que sorvetes são bons tanto para quem consome quanto para quem vende. Os números não negam, Segundo a Associação Brasileira das Indústrias de Sorvete (Abis), a expectativa é de que o setor atinja um bilhão de litros produzidos até o final deste ano. Haja sorvetes. Desde 2002, o consumo de sorvetes no Brasil cresceu 39,5%, passando de 713 milhões de litros/ano para 995 milhões de litros/ano. Já o consumo per capita teve um aumento de 28,71%, saindo de 4,04 para 5,20 litros/ano. Atualmente, o mercado de sorvetes no Brasil movimenta cerca de R$ 2 bilhões por ano e é representado por 10 mil fabricantes, 90% de micro e pequenas empresas. Hoje, os picolés representam 19% do mercado, aproximadamente 191 milhões de litros. O sorvete soft vem ganhando espaço e é responsável por 9%, enquanto os sorvetes de massa ficam com 72% do total, um volume estimado em 718 milhões de litros.

De acordo com dados do Euromonitor, os 10 sabores mais consumidos no mundo são: Chocolate (21%), Baunilha (13,7%), Morango (6,3%), Caramelo (4%), Limão (3,1%), Framboesa (2,5%), Laranja (2,5%), Café (2,4%), Foundant (2,2%) e Amêndoa (2%). No Brasil o ranking é um pouco diferente: Chocolate (28,8%), Baunilha (10,3%), Morango (9%), Creme (3,8%), Caramelo (3%), Coco (3%), Abacaxi (2,2%), Passas (2,2%), Maracujá (1,9%) e Rum (1,9%).

A ABIS vem trabalhado em busca de uma conscientização popular de que o sorvete não é apenas uma guloseima, mas sim um alimento nutritivo e que pode fazer parte do cardápio do dia-a-dia do brasileiro. “É um alimento completo, pois contém proteínas, açúcares, gordura vegetal e/ou animal, vitaminas A, B1, B2, B6, C, D, K, cálcio, fósforo e outros minerais essenciais em uma nutrição balanceada”, diz Weisberg.

A tendência do setor aponta para a entrada definitiva do produto no rol dos alimentos lácteos, já que os sorvetes podem atingir 135mg/100g de cálcio, o que representa de 8 a 16% da dose diária recomendada. Uma opção principalmente para as pessoas que por hábito, gosto ou intolerância à lactose, não ingerem lacticínios na quantidade necessária. E para quem gosta de associar saúde e prazer.

E para quem quer uma fatia no mercado deve ficar atento as exigências do consumidor. Novidades não faltam para agradar paladares dos tradicionais como dos mais exóticos. Sorvetes de raízes como mandioca, a frutas não muito comuns fazem a cabeça de muitos consumidores.

Em Maceió, uma sorveteria tem sido uma das pioneiras, quando se fala em atender à todos tipos de gostos. Inaugurada no dia 28 de dezembro de 1990, a Sorveteria Bali nasceu do sonho de apresentar aos seus clientes o melhor sorvete artesanal, sempre dentro dos mais rígidos e completos padrões de higiene e tecnologia.Além da qualidade, o local se destaca pela frequência com que novos sabores são incorporados à lista.  A Sorveteria Bali, considerada a melhor da cidade, sempre trás novidades, sempre como ingredientes frutos da amazonas e da região. Entre a imensa lista (mais de 70) estão os de Açaí com guaraná, Blueberry (amoras azuis), Amarula, Lambada, Milho Verde, Nozes, Mel com pólen, Café Moka, Amoras ao creme. A lista completa:  http://www.sorvetesbali.com.br/sabores.htm  

Por isso afirmamos: Quem não gosta de sorvete não tem visão do que é bom!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...