Gestão - Alimentos & Negócios

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Avaliação 360 Graus



A Avaliação 360 Graus é também conhecida como Feedback 360 Graus, uma avaliação com múltiplas escolhas. Esta ferramenta é utilizada na área de Gestão Estratégica de Pessoas e o seu objetivo é promover o desempenho e desenvolvimento gerencial da empresa.
Avalia para a contribuição do  desenvolvimento de competências e comportamentos de liderança dentro da empresa.

As pessoas que são avaliadas através dessa ferramenta recebem feedbacks de forma imediata que vem como resposta de seus superiores,  subordinados e outros stakeholders. Sendo também possível a execução da auto-avaliação por parte dos participantes desse programa.
Os feedbacks são recebidos apartir de um questionário, o qual é específico e que descreve os comportamentos de liderança que é fundamental para a empresa e assim, vim a alcançar os seus objetivos de estratégia organizacional.
As informações que são obtidas pelos feedbacks são confidenciais e as pessoas que foram avaliadas não têm idéia de quem são seus avaliadores. Ficando assim, conhecido somente o resultado da avaliação.
Já que esta ferramenta é um instrumento individual e o feedback vem para orientar o desenvolvimento profissional, e como foco principal ao que concerne a competências e comportamentos de liderança.

As pessoas precisam se conhecerem e notarem que são capazes de serem líderes e agregando para o desenvolvimento das competências existentes dentro da organização que estão inseridas. Através da avaliação ou melhor através dos feeedbacks que esta ferramenta promove a auto-avaliação é possível para contribuir para o êxito profissional de cada um e de um grupo organizacionnal. E a Avaliação 360 Graus torna-se hoje uma ferramenta importante neste processo gerencial.

Referência:
Wikipédia, Avaliação 360 Graus. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Avalia%C3%A7%C3%A3o_360_graus

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