Gestão - Alimentos & Negócios

segunda-feira, 19 de julho de 2010

O Ser Humano Vem a Ser o Que Come?

A Questão das Contaminações de Alimentos Hoje - Suas Implicações à Saúde Humana e como os Orgânicos-Biodinâmicos podem Contribuir para Reduzir a Contaminação.



O filósofo L. Feuerbach disse, por volta de 1850: “O homem é o que come”. Esta frase, apesar do sentido irônico, descreve bem o que acontece quando comemos algo saudável e ficamos mais saudáveis, ou quando comemos algo imprestável e, por isto, ficamos doentes.

Não podemos escapar da realidade de ter que nos alimentar. A questão é com o que devemos nos alimentar? Outra questão a ser colocada poderia ser o alimento nos nutre apenas fisicamente? Como ficam a saúde, as cores, os aromas e a integralidade dos alimentos e como fica o meio ambiente em que vivemos?

Com o avanço da química e da genética passamos a considerar o alimento como objeto no food design, passando a consumi-lo de maneira mais veloz e pronta no fast food e de maneira totalmente inconsciente, engolindo tudo que se apresenta à nossa frente, enquanto fazemos negócios, vemos televisão ou caminhamos pela cidade, o novel food.

Considerando que os alimentos são desenhados geneticamente, contaminados com inseticidas, herbicidas, fungicidas, bactericidas, hormônios e posteriormente processados tendo adição de emolientes, estabilizantes, acidulantes, diluentes, corantes, aromatizantes, vitaminas, reforçadores de sabor, entre outros (são 2.700 aditivos para alimentos), percebemos que do campo ao prato, provavelmente alteramos os alimentos de tal maneira que torna difícil avaliar realmente o que estamos comendo” 1.

A questão das doenças degenerativas do sistema cerebral e neurossensorial nos seres humanos ultrapassa hoje qualquer limite de compreensão científica. Estatísticas mostram que em países desenvolvidos, se a pessoa tem 85 anos, ela tem quase 50% de chance de estar com doença de Alzheimer 2.
As hipóteses mais recentes em relação à atuação dos radicais livres que estariam degradando e envelhecendo o organismo humano precocemente, levam hoje a camada mais esclarecida da população a consumir vitaminas, minerais e substâncias neutralizadoras dos radicais livres, buscando harmonizar a função celular e a função do organismo.

Substâncias ingeridas que perturbam as sinapses, terminais das células nervosas do organismo onde ocorrem transmissão de informações, acabam levando também à degeneração das células nervosas como um todo. Uma melhor eliminação de substâncias nocivas como cigarro, álcool e agentes químicos formadores de radicais livres como estabilizantes e aditivos químicos é possível por meio da adição à dieta de alimentos que contenham antioxidantes. Harmonizadores das ligações sinápticas como as proteínas vegetais derivadas da soja, iogurtes e plantas parecem (isoflavonas, por exemplo, por um lado, iogurtes por outro, que são derivados de fungos e bactérias, de fácil digestão, acompanhados de soro,

açúcares lácticos e proteínas vegetais, acompanhadas de vitaminas e fatores anticancerígenos e antioxidantes também) ser hoje recomendáveis e se aliam às fórmulas modernas adotadas em todo o mundo por populações com índices de longevidade saudável.

A questão da vaca louca (Síndrome Bovina Espongiforme) pode ser mais um sintoma de um fenômeno global que acontece quando desvirtuamos a qualidade original dos alimentos, desviando-o do design evolutivo, adaptado ao ambiente e ao ser humano (co-evolução adaptativa). Ao forçarmos um animal ruminante a consumir carcaças protéicas de outros animais, estamos dando um exemplo de incompetência técnica e científica que mostra que o direcionamento técnico moderno está bastante deturpado e longe da compreensão de como funciona a natureza 3. No cérebro do portador de doença de Kreutzfeld-Jacob (forma humana da doença da vaca louca) aparecem os príons, estranhas proteínas replicáveis, e na doença de Alzheimer, as placas e emaranhados amilóides, ambos de natureza protéica nessas duas terríveis doenças neuro-degenerativas.

A manifestação fisiológica, embora de causas diferentes, assemelha-se, levando-nos a perguntar: trata-se de uma simples contaminação por príons ou de uma degeneração das funções cerebrais normais?



Fonte: http://www.racine.com.br/portal-racine/alimentacao-e-nutricao/qualidade-de-alimentos/a-questao-das-contaminacoes-de-alimentos-hoje-suas-implicacoes-a-saude-humana-e-como-os-organicos-biodinamicos-podem-contribuir-para-reduzir-a-contaminacao

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...