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Gestão - Alimentos & Negócios
domingo, 25 de julho de 2010
Agrade aos seus consumidores!!! Observe as variações.
Você convida alguém para fazer uma refeição fora de casa. Nesse caso você escolhe o restaurante ou lanchonete, e na hora de pedir o cardápio ou menu, você percebe que só existem pratos a base de molhos (o desespero de quem está de dieta): Role ao sugo, Almôndegas ao molho, etc.
Ou pode ocorrer a mesma coisa que aconteceu com uma amiga. Ela foi convidada para um casamento, e chegando lá, o cardápio do Buffet era a base de tudo que vem do mar (para o desespero de quem tem alergia aos frutos-do-mar). Tudo bem que nesse caso quem escolheu o que iria ser servir foram os noivos, mas a empresa responsável poderia ter usado o bom senso e a conversa para que os noivos para que não fizesse a escolha errada, pelo menos outra opção. No fim, a empresa ficou com a imagem arranhada (pois todo mundo falou mal).
Existem muitas outras historias que poderiam ilustrar esse texto, mas algo em comum poderia evitar as frustrações de todos: 1) Procurar saber o que seu publico alvo gostaria de consumir, 2) Usar variações de tipos e preparo dos alimentos.
Mesmo que seja uma empresa com uma especialidade ou temática é importante pesquisar variações para não cansar o paladar do cliente.
Existem erros bastante comuns na elaboração de cardápios, vejam alguns:
Alimentos com a mesma cor:
Sabemos que todos comem com os olhos literalmente. Quanto mais colorido, mas chamativo fica a refeição. Ai, você dá de cara com algo monocromático (ou toda branca ou vermelha ou amarela.
Alimentos com a mesma consistência:
Imagine uma coisa toda mole na sua frente, e você descobre que na verdade é uma variação de Estrogonofe, com purê de batatas e risoto.
Alimentos excessivamente gordurosos
Vai proporcionar uma má digestão
Alimentos com base de preparo comum:
Tudo com ovos (Omelete, farofa, virado à paulista) é um exemplo.
Espero que essas dicas sirvam na elaboração do seu cardápio.
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