Gestão - Alimentos & Negócios

domingo, 25 de julho de 2010

Agrade aos seus consumidores!!! Observe as variações.

Agrade aos seus consumidores!!! Observe as variações.


Você convida alguém para fazer uma refeição fora de casa. Nesse caso você escolhe o restaurante ou lanchonete, e na hora de pedir o cardápio ou menu, você percebe que só existem pratos a base de molhos (o desespero de quem está de dieta): Role ao sugo, Almôndegas ao molho, etc.
Ou pode ocorrer a mesma coisa que aconteceu com uma amiga. Ela foi convidada para um casamento, e chegando lá, o cardápio do Buffet era a base de tudo que vem do mar (para o desespero de quem tem alergia aos frutos-do-mar). Tudo bem que nesse caso quem escolheu o que iria ser servir foram os noivos, mas a empresa responsável poderia ter usado o bom senso e a conversa para que os noivos para que não fizesse a escolha errada, pelo menos outra opção. No fim, a empresa ficou com a imagem arranhada (pois todo mundo falou mal).

Existem muitas outras historias que poderiam ilustrar esse texto, mas algo em comum poderia evitar as frustrações de todos: 1) Procurar saber o que seu publico alvo gostaria de consumir, 2) Usar variações de tipos e preparo dos alimentos.
Mesmo que seja uma empresa com uma especialidade ou temática é importante pesquisar variações para não cansar o paladar do cliente.

Existem erros bastante comuns na elaboração de cardápios, vejam alguns:

Alimentos com a mesma cor:

Sabemos que todos comem com os olhos literalmente. Quanto mais colorido, mas chamativo fica a refeição. Ai, você dá de cara com algo monocromático (ou toda branca ou vermelha ou amarela.

Alimentos com a mesma consistência:

Imagine uma coisa toda mole na sua frente, e você descobre que na verdade é uma variação de Estrogonofe, com purê de batatas e risoto.

Alimentos excessivamente gordurosos

Vai proporcionar uma má digestão

Alimentos com base de preparo comum:

Tudo com ovos (Omelete, farofa, virado à paulista) é um exemplo.

Espero que essas dicas sirvam na elaboração do seu cardápio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...