Gestão - Alimentos & Negócios

domingo, 11 de julho de 2010

Caso: Bares e restaurantes de Belo Horizonte inovam para conquistar o público

Bares e restaurantes de Belo Horizonte inovam para conquistar o público
Estabelecimentos desenvolvem estratégias criativas no competitivo mercado da capital. Ações incluem programação temática, treinamento de equipe e renovação do cardápio.
A cidade de Belo Horizonte é mundialmente conhecida pelo grande número de bares e restaurantes. De acordo com a Regional Mineira da ABRASEL (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes) são mais de 12 mil estabelecimentos na capital, movimentando R$ 216 milhões mensalmente. Entretanto, a concentração desses espaços caracteriza um cenário de alta competitividade, o que leva alguns estabelecimentos a desenvolver estratégias criativas para se manterem atrativos aos clientes belo-horizontinos.
Inaugurada em março deste ano, a Pizzaria Antoine desenvolveu o Domingo Temático, projeto que recebe chefs de renome que preparam o melhor da gastronomia nacional e internacional. Segundo a proprietária do restaurante, Cristiane Eliazar Moreira, a iniciativa é um importante diferencial para fidelizar o público e atrair novos clientes. “É uma possibilidade fantástica um restaurante especializado na culinária italiana trazer a cozinha baiana, por exemplo. Já que Belo Horizonte é tão saturada em termos de bares e restaurantes, precisamos estar sempre inovando para não deixar de sermos novidade”, comenta.
As edições do Domingo Temático trouxeram à casa chefs como Luiz Nei, de Tiradentes, que preparou seu famoso leitão à pururuca, Matusalém Gonzaga, com experiência na culinária do Recôncavo Baiano, que trouxe o caldo de gorogondé, e o jovem Henrique Gilberto que apostou na culinária francesa. De acordo com a proprietária, o resultado destaca a Antoine no competitivo mercado de Belo Horizonte. “A recepção tem sido muito boa. Os clientes perguntam quando será o próximo evento. O projeto também tem recebido uma aceitação excelente entre os chefs que têm achado interessante e”, afirma.
Já o experiente Tradição de Minas, especializado em comida mineira, aposta na contínua renovação dos 13 anos de história. Segundo o administrador do estabelecimento, Daniel Ballesteros, as chaves para se manter no ramo da gastronomia são a criatividade e a profissionalização. “O próprio cliente exige novidades. Há cinco anos atrás, talvez, o público da cidade não tinha o olhar desenvolvido como tem hoje. Atualmente, decoração, toque gourmet, carta de vinhos e cervejas especiais, por exemplo, são altamente valorizados pelo cliente e agregam valor ao estabelecimento”, afirma.
De acordo com Ballesteros, o mercado de BH está cada vez mais exigente. “A gente começou bem diferente do que somos hoje - éramos mais caseiros, com espaço menor. A profissionalização do ramo, sobretudo com a chegada de grandes restaurantes do eixo Rio - São Paulo, a partir dos anos 2000, foi um sinal para rever o posicionamento da casa”, relata. Para satisfazer as novas exigências do público belo-horizontino, o Tradição agregou serviços como cortes diferenciados de carne, espaço gourmet e passou a servir chopes; remodelou o mobiliário; realizou treinamentos constantes com a equipe; implantou ferramentas de gestão, de cotação de preço e de controle de estoque; e inaugurou a unidade na Av. Cristiano Machado, com investimento total de mais de 1 milhão de reais.

Público exigente

Para a proprietária do restaurante Me Gusta, inaugurado no início deste ano, Ana Flávia Lamas, o exigente cliente belo-horizontino é um desafio constante para o setor. “O público da cidade é bastante tradicional. Ele requer que você sempre apresente novidades, mas ao mesmo tempo, temos que apresentar as novas propostas com muito cuidado para não causar estranhamento”, explica. Para satisfazer tais exigências, a casa elabora até três novas sugestões por semana em seu cardápio, mesclando o que há de mais recente na cozinha saudável contemporânea com pratos tradicionais. “É importante que o cliente encontre em nossas receitas algum ingrediente com o qual já tenha familiaridade. Aos poucos, vamos introduzindo novidades e conquistando o paladar das pessoas com a qualidade dos nossos pratos”, comenta.
Junto à renovação do cardápio, Ana Flávia acredita ser fundamental que o estabelecimento se diferencie para conquistar o público da capital. “É preciso que o restaurante construa sua imagem correspondente a sua proposta. O objetivo do Me Gusta, por exemplo, é oferecer comida saudável, mas que tenha nutrientes, seja saborosa e que também dialogue com os pratos tradicionais. É através da consolidação dessa proposta que o restaurante se destaca dos demais”, conclui.

http://gastronomiaenegocios.uol.com.br/home/revista/ver/496/bares-e-restaurantes-de-belo-horizonte-inovam-para-conquistar-o-publico/

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