Gestão - Alimentos & Negócios

quarta-feira, 7 de abril de 2010

Restaurantes vão além do cardápio

Estabelecimentos da Capital do Rio Grande do Sul investem em diferenciais para atrair o público


Inspirados a inovar os serviços para atrair e agradar o gosto dos clientes, alguns estabelecimentos de Porto Alegre estão investindo em alternativas que chamam a atenção e mostram novas formas de servir o público. Envolvimento em projetos culturais, busca por iniciativas ambientalmente corretas e até mesmo a possibilidade de o consumidor optar por pratos de outros restaurantes são alguns dos fatores que apontam para uma nova tendência no setor gastronômico: para fazer sucesso, os empresários vão muito além do cardápio.
Antes mesmo de entrar no Café Dometila, no bairro Moinhos de Vento, por exemplo, quem chega é recepcionado com uma chuva de pétalas de rosa. A música é programada para acompanhar o ritmo dos períodos do dia, alternando momentos entre uma trilha sonora mais calma ou agitada, conforme sugere a situação. O proprietário, Claiton Franzen, faz questão de receber todos os clientes, como forma de mostrar a preocupação em não pecar no atendimento.
Com oito anos de atividade, o Dometila mudou de endereço há quatro, da avenida Goethe passou para os arredores da Praça Maurício Cardoso, ambos os pontos no mesmo bairro. Franzen explica que a mudança trouxe grandes frutos, como a triplicação do faturamento, que ele credita à identificação do novo local com a proposta de atendimento, que atraiu um número muito maior de frequentadores.
O conceito idealizado pelo empresário é que quem permaneça no restaurante tenha os cinco sentidos estimulados, através do cardápio exclusivo, da música, da decoração, das pétalas que acompanham os pedidos e do aroma de baunilha renovado no ar periodicamente. “Não queria que fosse um simples negócio automatizado. Minha ideia era simplesmente atender como eu gostaria de ser atendido”, revela.
De acordo com Franzen, o resultado é a satisfação dos clientes, que sempre voltam ao local para uma segunda visita e sentem-se parte do Dometila, que tem pintado nas paredes o nome dos visitantes mais assíduos. “Não se trata de uma simples cafeteria, mas uma coisa muito maior”, define. Para oferecer aos consumidores um atendimento tão peculiar, os gastos são elevados, o que se reflete em parte nos preços dos cafés e ratos servidos, que estão um pouco acima da média, mas equilibrados com os de outros estabelecimentos próximos.
Os restaurantes das redondezas, aliás, adotaram uma política de concorrência saudável. Nas terças-feiras, o Dometila e empreendimentos próximos promovem o “Cardápio do Vizinho”, sistema em que o cliente pode sentar-se em um estabelecimento e pedir um prato de outro estabelecimento, se assim preferir. “Oferecer isso para as pessoas prova que nós, além de contemporâneos, não percebemos o nosso concorrente como uma coisa nociva, mas que podemos viver em paz e oferecer aos clientes a possibilidade de consumir o que realmente quer”, diz Franzen.


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