Gestão - Alimentos & Negócios

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Coaching.



Para quem ainda não conhece essa ferramenta importantíssima, a qual é muito aplicada principalmente em empresas... Surge a pergunta: O que é COACHING? Minha função agora é detalhar e explicá-lo.
Coaching em português quer dizer treinador. Treinar no intuito de aprimorar a carreira profissional do índivíduo. Pois o Coaching se apresenta como um processo de ferramentas a fim de equipar, dar suporte as pessoas com os conhecimentos, dando-lhes as oportunidades que são necessárias para melhor tornarem-se em suas funções desempenhadas.

Deixando bem claro que o coach (o profissional de coaching) não promove pessoas, mas sim lhes dão como já foi dito, as oportunidades que são necessárias para que assim elas possam se auto promoverem como pessoa e profissional. Já que as funções, características trabalhadas nelas ou em qualquer pessoa sempre estiveram com elas.

O coach nada mais é uma pessoa como nós, normal. Ao menos humano! Não é preciso que seja perfeito, com toda a efetividade que se pensa ter. Será raro às vezes que terá todo o conhecimento, ou toda sabedoria, é um processo gradativo, aos poucos. Encare o coach como sendo apenas um catalisador. Esse é o verdadeiro papel que este profissional irá desempenhar, "catalisador de desenvolvimento".

Ser um líder coaching implica ser capaz de trabalhar tanto com apenas um indivíduo, quanto saber coordenar o desempenho de uma equipe. Aflorando deles toda a capacidade que tenham. Mas também que saibam cortar toda aproximação, vínculo com eles, para que assim, estes possam aflorar e desenvolver de forma harmoniosa junto com toda a organização suas capacidades e as oportunidades.
Instigando-os e oferecendo-os feedbacks necessários para que aprendam por si mesmos.

O coaching desafia, encoraja diante dos obstáculos, que irão ou já se apresentaram. A finalidade é trazer à tona as capacidades inerentes de cada um, se os feedbacks aparecerem, deverá ser trabalhados. Aprenda com eles, extraindo experiências, capacidades que antes não se tinha conhecimento, ao menos não de forma consciente, é bom ressaltar.

Em outra postagem irei detalhar mais o coaching, essa palavrinha vem crescendo em suas funções. Existe definições como: coaching profissional, coaching financeiro... em fim um verdadeiro consultor de criatividade pessoal. E que muito me interessa e espero que à você também. Não perdemos nada quando somos capazes de agregar valor, principalmente valor pessoal e profissional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...