Gestão - Alimentos & Negócios

quarta-feira, 7 de abril de 2010

Caracteríscas de Um Empreendendor de Sucesso. É Importante Saber!


Vamos falar um pouco de empreeendedorismo, se você não se ver entre as caracteristicas, as quais serão citadas, não tem problema, aprenda. Nesse mundo de inovação, o que não falta é talento e idéias. Que muitos afirmam terem do nada ou com esforço, com tentativas e no fim se deram bem. Eu fico imaginando tudo a minha volta, observando como tudo foi criado. Nada do que nos serve hoje já estava aqui, foi criado apartir da mente do homem. Da vontade e necessidade. tem muita coisa que ainda nos será últil e que ainda não "pousou" em nenhuma mente, então vamos agregar a nós mesmos valores de um empreendedor. Algo que não só nos traga benefícios, porém principalmente ao nosso meio social, ao próximo. Torne-se antes de mais nada um empreendedor de si mesmo e mãos à obra.

Você não vê a hora de se tornar dono do seu nariz e fazer parte da lista dos
empreendedores que dão certo? Saiba que, para começar um negócio próprio, é fundamental ter o perfil empreendedor. Então, confira se você se encaixa nas características abaixo descritas.

Capacidade de assumir riscos: não ter medo de desafios, arriscar conscientemente. Calcular detalhadamente as chances do empreendimento
ser bem-sucedido.

Senso de oportunidade: enxergar oportunidades onde os outros só vêem ameaças.
Prestar atenção nos "furos" que outros empresários não viram e nos quais você pode atuar de forma eficaz, rápida e lucrativa.

Conhecimento do ramo: conhecer bem o ramo empresarial escolhido ou, melhor ainda, trabalhar no setor.

Organização: ter senso de organização e compreender que os resultados positivos
só aparecem com a aplicação dos recursos disponíveis de forma lógica, racional e funcional. Definir metas, executar as ações de acordo com o planejamento e corrigir os erros rapidamente.

Iniciativa e garra: gostar de inovações. Não esperar pelos outros (parentes, sócios,
governo, etc.). Apresentar propostas sem se intimidar.

Liderança: ter capacidade de influenciar pessoas, conduzindo-as em direção às suas idéias ou soluções de problemas. Ter habilidade para definir tarefas, orientar, delegar responsabilidades, valorizar o empregado, formar uma cultura na empresa para alcançar seus objetivos. Ser alguém em quem todos confiam.

Manter-se atualizado: buscar sempre novas informações e aprender tudo o que for
relacionado com o seu negócio (clientes, fornecedores, parceiros, concorrentes, colaboradores, etc.).

Ser otimista e saber motivar-se: Nem sempre uma pessoa reúne todas as características que marcam a personalidade de um empreendedor de sucesso. No entanto, se você se identificou com a maioria delas, terá grandes chances de se dar bem. Mas, se descobriu pouca afinidade com sua vida profissional, reflita sobre o
assunto e procure desenvolver-se. Busque informações em centros tecnológicos, cursos, livros e revistas especializadas ou junto a pessoas que atuam na área.

Fonte: http://www.sebrae.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...