Gestão - Alimentos & Negócios

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Prévia do IBGE mostra inflação de 5,79% no ano



A prévia da inflação oficial (IPCA-15) fechou 2010 com taxa acumulada de 5,79%. O número é maior que o de 2009, quando a inflação somou 4,18%, segundo o IBGE.

Os alimentos e bebidas foram os itens que mais puxaram o índice de preços neste ano. Em 2010, esse grupo teve alta de 10,16%; em 2009, o aumento dos alimentos não foi além dos 3,08%.

Entre os produtos alimentícios, as carnes foram os grandes vilões do bolso. No ano, o preço médio da carne teve alta de 30,52%. O custo da refeição em restaurante subiu 10,50% no ano.

Em dezembro, porém, o indicador mostra que já está havendo desaceleração dos preços dos alimentos.


Fonte no titulo da postagem.

sábado, 18 de dezembro de 2010

Quem não gosta de sorvete não tem visão do que é bom!

Quem não gosta de sorvete não tem visão do que é bom! Ou seria sabor? Pode ser os dois, dependendo do ponto de vista!

O SORVETE sem dúvida e umas das delícias mais requisitadas no mundo todo. E nesse calor então nem se fala, privilégio para nós, país tropical! Não é a toa que sorvetes são bons tanto para quem consome quanto para quem vende. Os números não negam, Segundo a Associação Brasileira das Indústrias de Sorvete (Abis), a expectativa é de que o setor atinja um bilhão de litros produzidos até o final deste ano. Haja sorvetes. Desde 2002, o consumo de sorvetes no Brasil cresceu 39,5%, passando de 713 milhões de litros/ano para 995 milhões de litros/ano. Já o consumo per capita teve um aumento de 28,71%, saindo de 4,04 para 5,20 litros/ano. Atualmente, o mercado de sorvetes no Brasil movimenta cerca de R$ 2 bilhões por ano e é representado por 10 mil fabricantes, 90% de micro e pequenas empresas. Hoje, os picolés representam 19% do mercado, aproximadamente 191 milhões de litros. O sorvete soft vem ganhando espaço e é responsável por 9%, enquanto os sorvetes de massa ficam com 72% do total, um volume estimado em 718 milhões de litros.

De acordo com dados do Euromonitor, os 10 sabores mais consumidos no mundo são: Chocolate (21%), Baunilha (13,7%), Morango (6,3%), Caramelo (4%), Limão (3,1%), Framboesa (2,5%), Laranja (2,5%), Café (2,4%), Foundant (2,2%) e Amêndoa (2%). No Brasil o ranking é um pouco diferente: Chocolate (28,8%), Baunilha (10,3%), Morango (9%), Creme (3,8%), Caramelo (3%), Coco (3%), Abacaxi (2,2%), Passas (2,2%), Maracujá (1,9%) e Rum (1,9%).

A ABIS vem trabalhado em busca de uma conscientização popular de que o sorvete não é apenas uma guloseima, mas sim um alimento nutritivo e que pode fazer parte do cardápio do dia-a-dia do brasileiro. “É um alimento completo, pois contém proteínas, açúcares, gordura vegetal e/ou animal, vitaminas A, B1, B2, B6, C, D, K, cálcio, fósforo e outros minerais essenciais em uma nutrição balanceada”, diz Weisberg.

A tendência do setor aponta para a entrada definitiva do produto no rol dos alimentos lácteos, já que os sorvetes podem atingir 135mg/100g de cálcio, o que representa de 8 a 16% da dose diária recomendada. Uma opção principalmente para as pessoas que por hábito, gosto ou intolerância à lactose, não ingerem lacticínios na quantidade necessária. E para quem gosta de associar saúde e prazer.

E para quem quer uma fatia no mercado deve ficar atento as exigências do consumidor. Novidades não faltam para agradar paladares dos tradicionais como dos mais exóticos. Sorvetes de raízes como mandioca, a frutas não muito comuns fazem a cabeça de muitos consumidores.

Em Maceió, uma sorveteria tem sido uma das pioneiras, quando se fala em atender à todos tipos de gostos. Inaugurada no dia 28 de dezembro de 1990, a Sorveteria Bali nasceu do sonho de apresentar aos seus clientes o melhor sorvete artesanal, sempre dentro dos mais rígidos e completos padrões de higiene e tecnologia.Além da qualidade, o local se destaca pela frequência com que novos sabores são incorporados à lista.  A Sorveteria Bali, considerada a melhor da cidade, sempre trás novidades, sempre como ingredientes frutos da amazonas e da região. Entre a imensa lista (mais de 70) estão os de Açaí com guaraná, Blueberry (amoras azuis), Amarula, Lambada, Milho Verde, Nozes, Mel com pólen, Café Moka, Amoras ao creme. A lista completa:  http://www.sorvetesbali.com.br/sabores.htm  

Por isso afirmamos: Quem não gosta de sorvete não tem visão do que é bom!

Busca por alimentação de qualidade impulsiona mercado de fast-food saudável

Rumo à terceira unidade em operação na cidade de São Paulo, o Mixirica já conta com mais cinco franquias vendidas em apenas dois meses


Inaugura nesta segunda-feira (13), a mais nova unidade do Mixirica, uma das marcas da holding de franquias multisetoriais SMZTO Participações, presidida por José Carlos Semenzato, fundador do Grupo Microlins. Localizada no shopping Metrô Boulevard Tatuapé, o Mixirica buscará atender à crescente demanda dos consumidores brasileiros por alimentação saudável e equilibrada.
As exigências da vida moderna e as longas jornadas de trabalho têm estimulado a população a tornar-se adepta da alimentação fast-food. Cerca de um quarto dos brasileiros, o equivalente a 60 milhões de pessoas, realiza refeições fora de casa diariamente, o que consome aproximadamente 30% da renda familiar destinada à alimentação. Em 2020, esse índice chegará a 50%.
Destacado por ser o mercado mais promissor no Brasil, o ramo de alimentação cresce hoje três vezes mais que o PIB nacional. Dados da empresa Enzo Food Service, consultoria especializada na área, apontam que as redes de comidas rápidas são as que mais continuarão a crescer. O aumento para este ano deve ser em torno de 18%. No ano passado o índice variou entre 14% e 16%, devido ao aumento do valor do tíquete médio que atraiu um bom fluxo de consumidores, incluindo os das classes C e D.
Outra tendência que se evidencia atualmente é a busca pela alimentação saudável. Segundo informações divulgadas no site do SEBRAE, em 2009, a busca por estes produtos aumentou 82% no Brasil.
Pensando no valor nutritivo e investindo no sabor como diferencial, o Mixirica busca suprir as necessidades alimentares de seus clientes em todas as refeições do dia. Além de um cardápio dinâmico, a rede de restaurantes possui variados tipos de sucos naturais, salada de frutas, pizzas e sanduíches que podem ser montados de acordo com o gosto do cliente.
Para Edwilson Cardoso de Sa, proprietário da unidade que será inaugurada no shopping Metrô Boulevard Tatuapé, o investimento em uma franquia Mixirica é certeza de retorno e sucesso. “Trabalhei por 24 anos na área de recursos humanos em grandes empresas, mas resolvi alçar novos voos e abrir minha própria empresa. Desde o primeiro momento que me apresentaram o Mixirica, acreditei no produto e apostei no negócio. Não tenho dúvidas de que esta marca está em um mercado que só tende a crescer, e que em pouco tempo veremos inúmeras unidades pelo Brasil”, diz.

Porque uma franquia Mixirica
Além de suporte na montagem da loja, a rede de franquias Mixirica oferece também oportunidades para aqueles que não têm experiência no setor de alimentação. “O interessado em abrir uma unidade receberá total apoio da franqueadora, como treinamentos específicos, orientação no controle de qualidade, disponibilização de cardápios e receitas online, campanhas de marketing direcionadas a cada público e região específicos, entre outros. Oferecemos uma completa consultoria para que o franqueado seja bem sucedido no empreendimento”, diz José Carlos Semenzato, presidente da SMZTO Participações.
Versátil, a franquia Mixirica apresenta diversos formatos de negócio, e atende aos mais diferentes perfis de empreendedores. O investimento varia conforme as dimensões da unidade escolhida, entre R$ 149 mil e R$ 229 mil, sem considerar investimento em ponto comercial, com expectativa de retorno em um período de 22 e 34 meses.

Informações sobre a franquia Mixirica:
(11) 3842-2935 - ligue e solicite o KIT do Investidor
Skype: jundia.smzto

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Avaliação 360 Graus



A Avaliação 360 Graus é também conhecida como Feedback 360 Graus, uma avaliação com múltiplas escolhas. Esta ferramenta é utilizada na área de Gestão Estratégica de Pessoas e o seu objetivo é promover o desempenho e desenvolvimento gerencial da empresa.
Avalia para a contribuição do  desenvolvimento de competências e comportamentos de liderança dentro da empresa.

As pessoas que são avaliadas através dessa ferramenta recebem feedbacks de forma imediata que vem como resposta de seus superiores,  subordinados e outros stakeholders. Sendo também possível a execução da auto-avaliação por parte dos participantes desse programa.
Os feedbacks são recebidos apartir de um questionário, o qual é específico e que descreve os comportamentos de liderança que é fundamental para a empresa e assim, vim a alcançar os seus objetivos de estratégia organizacional.
As informações que são obtidas pelos feedbacks são confidenciais e as pessoas que foram avaliadas não têm idéia de quem são seus avaliadores. Ficando assim, conhecido somente o resultado da avaliação.
Já que esta ferramenta é um instrumento individual e o feedback vem para orientar o desenvolvimento profissional, e como foco principal ao que concerne a competências e comportamentos de liderança.

As pessoas precisam se conhecerem e notarem que são capazes de serem líderes e agregando para o desenvolvimento das competências existentes dentro da organização que estão inseridas. Através da avaliação ou melhor através dos feeedbacks que esta ferramenta promove a auto-avaliação é possível para contribuir para o êxito profissional de cada um e de um grupo organizacionnal. E a Avaliação 360 Graus torna-se hoje uma ferramenta importante neste processo gerencial.

Referência:
Wikipédia, Avaliação 360 Graus. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Avalia%C3%A7%C3%A3o_360_graus
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...