Gestão - Alimentos & Negócios

domingo, 27 de junho de 2010

Vamos pedir comida pela net?



 A nova idéia atualmente para agradar aos consumidores e facilitar sua comodidade com relação a pedidos e entrega de alimentos é a internet. Bem, a idéia não é tão nova assim, mas está ganhando força para segurar uma fatia do mercado pelas empresas de alimentação. No Brasil são poucas empresas que disponibilizam tal serviço de delivery de comida, mas as que já aplicam garantem que o investimento vale à pena.
A diferenciação dos pedidos feitos pela internet aos de telefones e que aqueles possibilitam as pessoas visualizar as refeições, comentários realizados por clientes (em alguns casos), e a variedade de buscas pelo serviço disponível na região onde mora sem ter que ficar olhando longamente a lista telefônica.

Um artigo bem interessante mostra a força dessa vertente do mercado alimentício. Vale à pena ler.



Comida pela internet

O casal Eduardo e Elisângela sempre escolhe e pede comida pela internet. Em São Paulo, eles fazem pedidos em diferentes restaurantes. Já são fregueses on-line e gastam por mês até R$ 300.“A principal vantagem é que eu não preciso ter o cardápio em mãos. Assim, como eu ando sempre com meu notebook, eu trabalho em vários lugares, onde eu parar, eu consigo ter um cardápio on-line na hora e eu posso fazer o pedido”, diz o cliente Eduardo Regioli. Os empresários – Marco Antonio Corradini e Luis Carlos Jares - criaram o portal de restaurante na web. Lá, ficam centralizados os cardápios de vários restaurantes de São Paulo. A empresa começou a funcionar em 2005. O investimento na instalação do projeto foi de R$ 200 mil. Na verdade, este portal é uma espécie de praça de alimentação virtual. O sistema instalado pelo portal restaurante web é sofisticado. Duzentos restaurantes parceiros já estão cadastrados. Para o cliente internauta, fazer o pedido on-line, primeiro ele coloca o CEP do endereço onde o pedido será entregue. O sistema indica os restaurantes que atendem na região. Aí, é só escolher o restaurante e o prato preferido. Ao clicar para confirmar, são solicitadas informações do cliente: nome, endereço, e-mail e telefone.O internauta só paga a taxa de entrega cobrada pelo restaurante. O uso do portal é gratuito. Já o restaurante recebe a informação do pedido por um sinal sonoro. O sistema do portal delivery tem capacidade de receber ao mesmo tempo até cem pedidos on-line. No restaurante, um funcionário monitora todos os pedidos que chegam pela internet. E logo a cozinha começa a preparar o prato.
O empresário Alexandre Levy – dono de uma pizzaria – participa do portal de restaurantes de delivery on-line. Para ele, o sistema eliminou um problema comum nos pedidos de pizza.
“Muitas vezes a pessoa liga para cá e faz o pedido por telefone. Então ela pede: meia calabresa e meia mussarela. Metade sem cebola, metade com azeitona. O pizzaiolo faz exatamente como ele pediu. Aí chega lá e ele fala ´não é essa a pizza que eu pedi!´. Então, ele pedindo pela internet não tem como sair errado”, comenta Alexandre Levy, dono da pizzaria.
Para participar do portal, cada restaurante paga uma taxa de adesão de até R$ 600. O percentual das vendas on-line varia de 5% a 8%. Para o portal, cada restaurante é um importante parceiro.
“A gente é parceiro no tocante a venda. Quanto mais vender, obviamente vai ter participação maior”, aponta o empresário Marco Antônio Corradini.
O empresário Roberto Magalhães é dono de uma rede de pastelaria. Há seis meses, ele implantou o sistema delivery on-line, que hoje é responsável por 15% das vendas.
“A gente vai passar de 50% muito rápido. Porque as pessoas querem a praticidade da internet, você elimina o atendimento fonado, elimina erros. A pessoa escolhe, coloca no carrinho, aperta enter. Vai sair na cozinha o pedido e ponto final. Vai sair o que ela pediu”, explica Roberto Magalhães, dono de pastelaria.
A consultora Adriana Furquim acredita que no máximo, em cinco anos, a internet vai dominar o sistema de delivery dos restaurantes no Brasil. Para ela, os empresários devem se preparar e implantar a ferramenta no negócio para ter um diferencial competitivo.
“A partir do momento que você tem o seu restaurante já informatizado, o delivery, ele não vai ter um custo diferente pra você. Você não vai agregar custo. Você, na verdade, vai estar redirecionando o custo de um atendente pra uma participação nessa empresa, que está te dando a tecnologia. Então é uma parceria. Esse é o diferencial competitivo, como a gente chama, para os novos empresários do mercado”, aponta Adriana Furquim, consultora de restaurantes.
Encontre esta reportagem em:



Lista de serviços  de delivery pela internet:









http://www.restauranteweb.com.br/capaRestaurante.cfm?CFID=7840278&CFTOKEN=75737215&codRestaurante=110&codFilial=1&tipo=cep&cep=00000000&origem=RW&indicaCep=sim1

10 comentários:

  1. Boa Noite Sra. Elizabete,
    Parabéns pelo artigo. Nós da equipe do QueroMeuLanche.com.br acreditamos que este é o futuro, e gente como você nos auxiliarão a construi-lo informando ao internauta das novidades.
    Parabéns também pelo Blog, de muito bom gosto!
    Precisando, pode contar conosco!
    Equipe QueroMeuLanche!

    ResponderExcluir
  2. Olá Equipe QueroMeuLanche, somos gratos por sua visita e pelo Gestão Alimentos & Negócios ter feito sua parte em informar o público, o consumidor dos novos serviços.

    Nós, a Equipe Gestão Alimentos & Negócios desejamos muito sucesso à Equipe QueromeuLanche.

    Volte sempre e conte conosco também!

    ResponderExcluir
  3. poxa.. nao falaram no ComerNaWeb.com.br.. tambem estamos ai !

    ResponderExcluir
  4. Pronto a comer na web ta inclusa!!!Obrigado por nos informar.

    ResponderExcluir
  5. ComerNaWeb.com.br. Que bom nos informar que também faz parte desse grupo, desse novo "delivery" agora pela net, facilitando a vida de todos.

    Estamos retificando e incuindo o ComerNaWeb.com.br

    Visitei o sitio eletrônico e adorei a facilidade que o site apresenta,e tem uma grande variedade gastronômica.

    Seja Bem Vindo! e Sucesso!

    ResponderExcluir
  6. Adoro muito São Paulo por isso! Sempre inovando e evoluindo. Antes tinha que ficar guardando dez mil papéis de delivery e ligar do meu celular porque não tenho linha em casa, já que moro sozinha.
    Enfim, isso de pedir comida na internet facilita muito e me economiza nas chamadas... Eu procurei alguns sites mas o que eu uso sempre é o www.just-delivery.com.br acho o site legal e já confio no serviço. Espero que todos os restaurantes se filiem a esses sites para termos mais opções.

    ResponderExcluir
  7. Grandes negócios começam com a visão de futuro e sem dúvida na satisfação dos clientes. Obrigada Jessi por sua informação e opinião!

    ResponderExcluir
  8. Just-delivery.com.br, não é nada, é uma lista de restaurantes, nada mais nao tem pedido.

    Eu uso sempre o que tem mais opções, o restauranteweb.com.br, esse sim tem o que pedir em tudo qto é lugar...

    ResponderExcluir
  9. Carlos, obrigada pela dica: restauranteweb.com.br

    Até!

    ResponderExcluir
  10. Engraçado, Este Carlos fica entrando me vários Blogs e detonando outros sistemas e favorecendo o RestauranteBhewb.com.br, acho engraçado como o pessoal desse site consegue baixar o nivel quando se trata de concorrência.

    Deve ser o medo!
    []s

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...