Gestão - Alimentos & Negócios

sexta-feira, 25 de junho de 2010

Endomarketing, Nova Ferramenta Empresarial.



Endomarketing é um termo direcionado para o marketing interno nas organizações, etimologicamente a palavra designa do termo endo em latim que quer dizer “dentro”, “ação dentro” como por exemplo: endodontia, endoplasma, entre outros.. As empresas vêm mostrando interesse por essa área que é a mais nova ferramenta da administração. E busca aprimorar algumas estratégias do marketing tradicional.

Antes que a empresa queira vender o produto para o público externo, este tem que primeiro vender o produto para o seu público interno. Quem nunca ouviu a expressão: “Antes de vender o produto, tem que comprá-lo primeiro.”

E se você consegue vender este produto e/ou idéia para quem o está criando, para o seu funcionário, é tão importante quanto seria vender para o cliente.

Muitas empresas em todo mundo vêm abordando esta ferramenta com muito cuidado e percebendo a sua importância, principalmente agora com o crescimento da globalização. Onde tudo se interliga com maior intensidade. Voltar-se um pouco mais para as situações internas é de suma importância para o crescimento e sucesso de uma empresa.

Endomarketing mais do que uma simples ferramenta de marketing interno, mas uma ferramenta de valorização do cliente interno. Motivar os funcionários, para que todos caminhem na mesma direção passa a ser uma tarefa de sobrevivência. E habituar-se a essa nova ferramenta empresarial, exige um importante processo de comunicação. Já que é uma área totalmente ligada às comunicações internas, que une técnicas do marketing com elementos e conceitos de recursos humanos. A opinião dos colaboradores dentro da empresa tem grande influência nas opiniões do público externo. Em meio a isso as empresas vêm investindo ainda mais no endomarketing em suas corporações. Como estratégia de recursos humanos.

Essa prática estratégica visa dar aos colaboradores sua devida importância, em um serviço orientado para atender aos clientes. Isso inclui assumir valorização, responsabilidade, iniciativa, motivação, para que possa fazer o melhor trabalho em sua função desempenhada.

A empresa passa a dar meios, motivação, valor. Faz com que a comunicação seja mais objetiva nas informações circuladas na empresa. Facilitando o trabalho interno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...