Gestão - Alimentos & Negócios

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Crítica – Self Service Prato da Casa / Maceió AL.


Antes de tudo, além da função nutritiva do alimento, este também tem o papel psicológico, de estímulo emocional, estímulo de fome e saciedade, como também um agregador social, o que é relativo à interação e integração do indivíduo no grupo social.
O Self Service por quilo é uma modalidade que já se tornou comum, é conhecido também como serviço de auto-atendimento ou por auto-serviço, pois, o cliente se serve e pesa o prato, pagando pela quantidade que irá consumir. Para um bom self-service, ele precisa atender uma gama de variedades para que possa satisfazer os paladares dos seus clientes mais exigentes.
Geralmente a idéia que se tem é de que os consumidores que procuram um tipo desses serviços são pessoas que estão na correria do dia a dia (o que é fato confirmado) e não tem critérios para escolher esse ou aquele restaurante (o que é um fato duvidoso - Olha que tem gestores que pensam dessa forma). Obviamente que existem casos e casos, e dependendo da localidade do estabelecimento e a cultura alimentar, os cuidados ao expor alimentos que possa dá opção de escolha e a forma como os alimentos estão expostos são bastante importantes.
Essa semana, fomos almoçar ( digo eu e minha amiga e parceira de blog, junto com outra amiga) em um self-service no centro da cidade de Maceió, para dá inicio a uma empreitada sobre avaliações dos serviços de alimentação na visão dos clientes.  O local foi indicação de uma amiga nossa que falou que o local é bom e fomos conferir. Não tem como errar a localização do restaurante, fica próximo a Assembléia Legislativa de Alagoas.
E como boas gestoras em alimentos, começamos a observar o local e fazer a nossa crítica. Duas pessoas com gosto distintas (um com gosto mais “calórico” e a outra mais natural). Uma coisa que nos impressionou foi à quantidade de opções colocada em um local que não atrapalhava em nada no layout. Alimentos integrais é uma raridade nos self-service do centro da capital e lá estava eles para alegria dos que amam tal alimento.  
Uma coisa que pecou foi que não existia as proteções dos balcões. O ambiente é bastante claro, as cores e o acabamento das paredes com tons em branco e amarelo dando ao ambiente uma visão clean, o que fez e faz todos que chegam se sentir bem à vontade e virou um ambiente hospitaleiro.  As mesas nem se fala, pois foi bem pensada e bem inteligente a idéia das toalhas com o nome do self service e com um vidro em cima (idéia simples e inteligente é o que o serviço precisa). Como o serviço irá sempre atender vários clientes, a possibilidade de sujar as toalhas é inevitável. E isso irá precisar de muitas toalhas limpas e o vidro ajuda a ser mais ágio no momento da limpeza...
Ao que concernem as variedades de alimentos, existe uma variedade considerada, posicionadas em quantidades pequenas, o que se é de grande importância, pois estas mudam suas características sensórias ao passar certo período exposto (mesmo com o aquecimento correto) e as sobras não poderão ser aproveitadas no dia seguinte, implicando em desperdício e prejuízo ao negocio.
No geral o Self Service é uma boa opção. Preço do serviço está na media dos self-service Do dentro de Maceió (R$ 2,30)
Ah, se passarem algum dia nesse Self Service experimentem o pudim.
Para os gestores terem uma orientação, disponibilizamos dois materiais do SEBRAE que devem ajudar de alguma forma.


Prometemos voltar com algo mais sobre outros Restaurantes e Self Service de Maceió

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...