Gestão - Alimentos & Negócios

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Alimentação Saudável

A sabedoria popular diz que “você é o que come”. Os alimentos que ingerimos tem um grande impacto na nossa saúde. Ao alimentar-se de forma correta reduzimos o risco de desenvolver doenças cardiovasculares, diabetes, hipertensão, dislipidemias, obesidade, além de proporcionar bem estar físico e mental.
Uma boa nutrição fornece ao organismo nutrientes para manter o sistema imunológico saudável e permite ao corpo executar tarefas diárias com facilidade.
Lembre-se, não existem na realidade bons ou maus alimentos – moderação e equilíbrio na alimentação são as chaves para ser saudável. Os alimentos devem ser apreciados, é possível comer refeições deliciosas e bem preparadas que são simultaneamente saudáveis.
As principais características de uma alimentação saudável são:

Valorize os alimentos e preparações de sua região: Aproveite as épocas de safra de cada alimento. Ao consumir produtos frescos, o sabor e o valor nutricional são diferentes.
Consuma alimentos in natura: O consumo de legumes, verduras e frutas in natura, ou seja, sem cozimento, é uma importante forma de aproveitar melhor os nutrientes, conhecer o sabor e textura dos alimentos e consumir fibras.
Varie sua alimentação: O consumo de vários tipos de alimentos fornece diferentes nutrientes necessários para o organismo, evitando a monotonia alimentar.
Tenha uma refeição Colorida: Esta é uma forma de garantir a variedade principalmente em termos de vitaminas e minerais e também a apresentação atrativa das refeições, aguçando o seu paladar.
Tenha uma refeição Harmoniosa: Adeque as porções dos alimentos escolhidos em seu prato de acordo com a pirâmide alimentar, faça refeições em local calmo, mastigue bem os alimentos, atente-se ao que você ingerindo. Reuna as pessoas que você gosta à mesa e tenha um momento agradável.
Prepare e consuma refeições seguras: Limpe e cozinhe bem os alimentos. Os alimentos crus devem ser higienizados, as carnes e os ovos não devem ser consumidos crus, respeite o prazo de validade dos alimentos. Desta forma você evitará a contaminação dos alimentos e terá uma refeição saudável.
Não pule refeições: Faça pelo menos 3 refeições (café da manhã, almoço e jantar) e 2 lanches saudáveis por dia. Desta forma seu intestino funciona regularmente e seu metabolismo está sempre em alta atividade.

• O conceito da pirâmide alimentar foi desenvolvido como uma forma didática de se estabelecer um modelo de alimentação saudável.
• A base larga indica os alimentos que devem ser consumidos em maior quantidade e a medida em que vai se estreitando, indica alimentos que devem ser ingeridos em menor quantidade.
• Cada um desses grupos de alimentos fornece um pouco, mas não todos os nutrientes que um indivíduo precisa.
• Os alimentos em um grupo não podem substituir os de outros.
• Nenhum grupo alimentar é mais importante que outro. Para ter uma boa saúde, cada indivíduo precisa de todos os grupos.

Base: são alimentos energéticos (Cereais, pães, raízes e tubérculos). Recomendado: 7 a 11 porções/dia

Segundo degrau: são alimentos reguladores (frutas e hortaliças – importante aporte de vitaminas, minerais e fibras).
Recomendado: 3 porções de frutas e 3 porções de hortaliças/dia.

Terceiro degrau: são alimentos construtores (leite e derivados, carnes, ovos e leguminosas).
Recomendado: 3 a 5 porções/dia.

Topo da pirâmide: são os energéticos extra (óleos, gorduras e açúcares).
Recomendado: 1 a 2 porções/dia.

Conhecendo os Macro-Nutrientes:

Carboidratos
A função é fornecer energia para o corpo humano, é com a energia obtida dos Carboidratos que temos força para andar, correr e trabalhar.
A energia dos Carboidratos é importante também para manter a temperatura do corpo estável, por isso os alimentos ricos em Carboidratos são chamados combustíveis e formam a base da pirâmide alimentar, devem constituir 60 % da nossa ingestão diária, ou seja, de 7 a 11 porções /dia, 1g de Carboidrato fornece 4 Kcal.
Alimentos ricos em Carboidratos são: pães, cereais, farinhas, batata, mandioca, frutas e doces.

Proteínas
São responsáveis pela construção e formação dos músculos, ossos e sangue; pelo crescimento e desenvolvimento do organismo em geral; renovação dos tecidos; formação de células, hormônios e enzimas.
São alimentos construtores e constituem o meio da pirâmide alimentar, devem constituir 25% da ingesta diária ou 3 a 5 porções/dia, 1 g de proteína oferece 4 Kcal. As principais fontes de proteínas são as carnes, ovos, leite e leguminosas.

Lipídeos
Sua função: proteger os órgãos vitais do corpo, transportar vitaminas lipossolúveis (A,D E K) e formação dos neurônios.
Formam o topo da pirâmide juntamente com os açúcares (Carboidratos simples), devem constituir 15% da ingesta diária, ou 1 a 2 porções por dia, 1g de lipídeo fornece 9 Kcal.

São subdivididas em:

• Saturadas – gordura sólida, encontrada em alimentos de origem animal e em alimentos industrializados.
• Insaturadas – gordura líquida, encontrada em óleos vegetais.

Como o consumo de alimentos industrializados tem aumentado nos últimos anos, a conscientização da indústria é uma importante ação para quem busca a alimentação saudável, principalmente no que diz respeito ao lançamento de alimentos mais saudáveis, com menos teores de sódio, gorduras ou açúcares.
A busca de tecnologias e processamentos que preservem os nutrientes ou não modifiquem sua composição (por exemplo gordura trans) é fundamental para alcançarmos o êxito de promoção da alimentação saudável para todos os consumidores de alimentos industrializados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...